EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2554
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIAS DO MODELO BUROCRÁTICO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Autor(es): CHAVES, Amanda Cezar de Castro
MENEGASSI, Claudia Herrero Martins
TATTO, Luiz
PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
Abstract: As organizações, independente de seu tamanho ou tempo de existência, utilizam o modelo burocrático em sua gestão. A forma em que se apresentam as dimensões apresentadas pelo modelo burocrático poderá variar de acordo com o grau de burocratização da organização. A Gestão do Conhecimento, que tem sido utilizada na gestão das organizações, traz elementos que podem ser analisados sob a perspectiva burocrática. Por meio da Gestão do Conhecimento e de seus ciclos apresenta-se a possibilidade de captar, estruturar, gerenciar, disseminar e reutilizar o conhecimento e esses processos podem sofrer influência do grau de burocratização adotado pelas organizações. Desse modo, o objetivo deste artigo é identificar as influências que o modelo burocrático presente nas organizações pode ter na Gestão do Conhecimento. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre a burocracia e a Gestão do Conhecimento e a análise das influências que as dimensões do modelo burocrático podem exercer sobre a Gestão do Conhecimento nas organizações.
Palavras-chave: Burocracia
Gestão do conhecimento
Ciclo de gestão do conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2554
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_cezar_de_castro_chaves.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)458.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.