EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1839
Tipo: Artigo
Título: IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS PREVENTIVAS NO CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
Autor(es): MALACRIDA, Amanda Milene
CORRÊA, Jakeline Luiz
VEIGA, Flávia Franco
BARROS, Isabella Letícia Esteves
DIAS, Victor Hugo Cortez
BATISTA, Andreia Farias Pereira
Abstract: Doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são um dos maiores problemas de saúde pública mais frequente do mundo contemporâneo. O objetivo da presente pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico acerca da importância das medidas preventivas no controle de DTAs. São fatores que contribuem para a disseminação desse problema: manipulação inadequada de alimentos/objetos, estado de saúde do manipulador, condições ambientais como estrutura arquitetônica inadequada, temperatura controlada, água inapropriada para consumo, falta de higienização de alimentos e assepsia das superfícies. As DTAs são consideradas como doença autolimitante em pacientes imunocompetentes e apresentam vários agentes causais, entretanto as bactérias são as mais comuns. As ocorrências podem ser prevenidas por meio da realização das boas práticas de manipulação, dispostas na RDC nº 216/2004. Contudo, para a aplicação dessas diretrizes é necessário conscientizar os indivíduos que a contaminação alimentar pode ocorrer ao longo da cadeia produtiva, e que cuidados na manipulação são essenciais para garantir a qualidade da produção e o consumo de alimentos seguros.
Palavras-chave: Alimentos
Boas práticas de manipulação
Doenças
Prevenção
Segurança alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1839
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80114.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)155.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.