EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1657
Tipo: Artigo
Título: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES OU LIMITAÇÕES
Autor(es): PALAORO, Greyze Maria
GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
Abstract: Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca da experimentação no Ensino de Ciências. Muito discute-se sobre a importância das aulas práticas na disciplina de Ciência, a fim de que elas promovam um aprendizado significativo para os educandos. Contudo, não basta levar o aluno a experimentar, sem compreender as concepções, envolvidas nesta prática metodológica, que embasarão tal experimentação. Assim, pretende-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentação no Ensino de Ciências, levantar dados sobre quais os métodos e concepções mais utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências, considerando a perspectiva de diversos autores. Foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam da experimentação no Ensino de Ciências, para conhecer como os pesquisadores compreendem esta temática e, quando praticada a experimentação, se ela se torna agente limitador ou possibilitador de aprendizagem. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos das Ciências Naturais. Na mesma direção, entendemos que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, possibilita ou impede a transformação da experimentação em um aprendizado significativo para o aluno, dependendo da concepção de experimentação que possui. Contudo, embora certos das influências positivas das práticas experimentais no aprendizado dos alunos, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Aula prática
Laboratório de Ciências
Professor Mediador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1657
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79719.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)203.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.