CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12303
Tipo: Dissertação
Título: A integridade psíquica dos pacientes em cuidados paliativos: a tutela do direito da personalidade e a sua efetivação do diagnóstico até o último dia de vida
Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9906958905211268
https://orcid.org/0009-0002-6299-7179
Autor(es): MENEGHETTI, Daniele Karine Mesquita Casagrande
Primeiro Orientador: TEIXEIRA, Rodrigo Valente Giublin
Resumo: A pesquisa objetiva abordar a tutela do direito à integridade psíquica de pacientes com doenças agudas, degenerativas ou crônico-progressivas, analisando a sua construção como um direito da personalidade, de forma autônoma à integridade física, bem como instrumentos jurídicos e políticas públicas para a sua efetivação, com aplicabilidade desde o diagnóstico até o final da vida. O aumento da expectativa de vida global, impulsionado por avanços tecnológicos da Medicina e mudanças no estilo de vida, trouxe consigo um aumento de doenças ameaçadoras da vida. Esse cenário leva a longas hospitalizações e tratamentos invasivos, os quais frequentemente desrespeitam a dignidade, a integridade e a autonomia dos pacientes, os quais acabam sendo negligenciados pelos operadores do Direito, os profissionais de saúde e pelo Estado. Tendo como vetor o princípio da dignidade da pessoa humana, propõe-se o debate sobre o impacto do processo de adoecimento na higidez mental dos pacientes, destacando a importância dos cuidados paliativos, que se qualificam como filosofia que preza pela prática multidisciplinar, com priorização do respeito à autonomia, à humanização do tratamento e ao suporte psicológico. O estudo aborda conceito interdisciplinares, abrangendo as Ciências do Direito, da Saúde e da Bioética, bem como princípios correlatos, almejando demonstrar como os pacientes em cuidados paliativos podem preservar o seu bem-estar psíquico e a qualidade de vida, enfrentando o tempo de vida que lhes resta com dignidade. Além disso, ressalta a existência de lacunas legislativas e desafios práticos para a proteção dos direitos desse grupo de pacientes, propondo a difusão de políticas públicas e instrumentos jurídicos capazes de garantir a sua efetivação. Para tanto, elenca a viabilidade da exigência do tratamento em ambiente extra-hospitalar, o papel da mediação para a tomada de decisões compartilhadas e a significativa necessidade de incentivo às diretivas antecipadas de vontade. A pesquisa utilizou o método hipotético-dedutivo, sendo de abordagem qualitativa, com análises bibliográficas e documentais amplas, que integram doutrinas, artigos científicos, jurisprudência e normativas nacionais e internacionais. Ao final, o resultado obtido revela a carência de lei federal no Brasil sobre os cuidados paliativos e investimentos do Estado em desospitalização, a falta de incentivo em educação voltada à paliação, assim como o desconhecimento geral sobre a aplicabilidade da mediação no compartilhamento de decisões e das diretivas antecipadas de vontade. A pesquisa reforça o papel do Estado e da sociedade na promoção de políticas públicas que assegurem direitos fundamentais e da personalidade aos pacientes em paliação, especialmente da integridade psíquica, contribuindo para uma visão mais humanizada e integral do tratamento médico e jurídico na jornada final da vida.
Palavras-chave: autonomia
dignidade humana
direitos da personalidade
Bioética
políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: MENEGHETTI, Daniele Karine Mesquita Casagrande. A integridade psíquica dos pacientes em cuidados paliativos: a tutela do direito da personalidade e a sua efetivação do diagnóstico até o último dia de vida. 2025. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12303
Data do documento: 27-Fev-2025
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE KARINE MESQUITA CASAGRANDE MENEGHETTI.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR1.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.