Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12131| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Professor em sala de aula e o processo de avaliação da aquisição do conhecimento dos alunos da APAE: um estudo de caso |
| Autor(es): | MEDINA, Taymara Stefhany |
| Primeiro Orientador: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
| Resumo: | O conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento, surgem de interações contínuas entre o sujeito e o ambiente. Em sala de aula este processo não é diferente. Para mensurar o conhecimento obtido pelo aluno em sala de aula, o professor utiliza de ferramentas para avaliar este conhecimento. A Gestão do Conhecimento no contexto Escolar tem como objetivo fornecer ferramentas e estratégias para facilitar tanto o processo de aquisição do conhecimento ao professor, quanto a avaliação obtida pelo mesmo em relação aos seus alunos. Esta pesquisa tem o intuito de identificar o processo de avaliação da aquisição do conhecimento dos alunos, usado pelos professores em sala de aula. Para melhorar a aquisição do conhecimento e a eficácia do aprendizado em sala de aula, a GC tem recursos que podem auxiliar, em uma somatória com as metodologias ativas. Para compreensão foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e objetivos descritivos-exploratórios. Como uma das ferramentas de investigação do tema foi utilizado uma entrevista semiestruturada, com cinco questões que buscavam compreender o que é conhecimento, quais as ferramentas de avaliação, como validam o conhecimento do aluno e como avaliam o aluno, realizada com professores da Apae de Mandaguaçu, do qual ocorreu a participação de onze docentes da instituição. O mecanismo de avaliação do conhecimento entre os alunos na Apae é feito de maneira individual e diariamente. Por meio dos relatórios elaborados pelos professores (PAI) é possível aferir o aprendizado do aluno em relação a cada tópico ministrado em sala. Com os resultados obtidos compreende-se que as ferramentas utilizadas para a avaliação e validação do conhecimento em sala de aula são eficientes |
| Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Sala de Aula Professor Avaliação Aquisição do Conhecimento |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | MEDINA, Taymara Stefhany. Professor em sala de aula e o processo de avaliação da aquisição do conhecimento dos alunos da APAE: um estudo de caso. 2023. 59 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12131 |
| Data do documento: | 24-Fev-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TAYMARA STEFHANY MEDINA.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 674.85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

