CAMPUS MARINGÁ - SEDE 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12131
Tipo: Dissertação
Título: Professor em sala de aula e o processo de avaliação da aquisição do conhecimento dos alunos da APAE: um estudo de caso
Autor(es): MEDINA, Taymara Stefhany
Primeiro Orientador: FORNO, Leticia Fleig Dal
Resumo: O conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento, surgem de interações contínuas entre o sujeito e o ambiente. Em sala de aula este processo não é diferente. Para mensurar o conhecimento obtido pelo aluno em sala de aula, o professor utiliza de ferramentas para avaliar este conhecimento. A Gestão do Conhecimento no contexto Escolar tem como objetivo fornecer ferramentas e estratégias para facilitar tanto o processo de aquisição do conhecimento ao professor, quanto a avaliação obtida pelo mesmo em relação aos seus alunos. Esta pesquisa tem o intuito de identificar o processo de avaliação da aquisição do conhecimento dos alunos, usado pelos professores em sala de aula. Para melhorar a aquisição do conhecimento e a eficácia do aprendizado em sala de aula, a GC tem recursos que podem auxiliar, em uma somatória com as metodologias ativas. Para compreensão foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e objetivos descritivos-exploratórios. Como uma das ferramentas de investigação do tema foi utilizado uma entrevista semiestruturada, com cinco questões que buscavam compreender o que é conhecimento, quais as ferramentas de avaliação, como validam o conhecimento do aluno e como avaliam o aluno, realizada com professores da Apae de Mandaguaçu, do qual ocorreu a participação de onze docentes da instituição. O mecanismo de avaliação do conhecimento entre os alunos na Apae é feito de maneira individual e diariamente. Por meio dos relatórios elaborados pelos professores (PAI) é possível aferir o aprendizado do aluno em relação a cada tópico ministrado em sala. Com os resultados obtidos compreende-se que as ferramentas utilizadas para a avaliação e validação do conhecimento em sala de aula são eficientes
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Sala de Aula
Professor
Avaliação
Aquisição do Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Citação: MEDINA, Taymara Stefhany. Professor em sala de aula e o processo de avaliação da aquisição do conhecimento dos alunos da APAE: um estudo de caso. 2023. 59 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12131
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAYMARA STEFHANY MEDINA.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR674.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.