Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12125| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Melhores práticas na educação: estudo de caso no Núcleo Regional de Educação de Maringá |
| Autor(es): | SILVA, Ana Carolina da |
| Primeiro Orientador: | FORNO, Leticia Fleig Dal |
| Resumo: | Devido à Pandemia da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou medidas restritivas que restringiram aulas presenciais. As instituições de ensino foram as primeiras a terem suas atividades presenciais suspensas, levando-as a se ressignificar. Com vistas a isso, esse estudo tem por objetivo abordar as práticas pedagógicas adotadas pelo sistema de ensino através das chamadas boas práticas e melhores práticas, tendo como plano de estudo o Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE), e o aparelhamento das ferramentas digitais na metodologia escolar. As postagens nas redes sociais exemplificam ações educacionais do ensino remoto. Para contextualização da importância dessas implementações, foi feito um estudo com finalidade exploratória e descritiva, apresentando conceitos do uso da Gestão de Conhecimento, os impasses gerados pela aplicação de ferramentas não usuais nos moldes educacionais. O referencial teórico desta pesquisa apoia-se principalmente nas contribuições de Goedert e Amdt (2020), Moreira e Schlemmer (2020), Península (2020), Santo e Trindade (2020), Santana e Sales (2020), Souza (2020), entre outros, que apresentam teses importantes para a formação neste campo didático. Estas fontes serviram de base para conceituar a importância das práticas pedagógicas nas escolas, pois como cita Cheng (2015), “possibilita uma melhora no processo de gerenciamento do conhecimento pedagógico na escola”. Como resultado, espera-se que este estudo esclareça a importância de conhecer as boas e melhores práticas de ensino na educação. Explorar esses conteúdos contribui para a ressignificação do ensino remoto na identidade educacional, enquanto serve de portal para entender o esforço de docentes e alunos na contribuição e difusão dos conteúdos apresentados nas aulas. O uso da tecnologia é um instrumento necessário para a efetivação das atividades presenciais nas instituições de ensino, as quais foram ministradas remotamente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), proporcionando atividades adaptativas de impacto no âmbito social. São poucos artigos sobre a aplicação das boas e melhores práticas enquanto conteúdo na prática pedagógica. Portanto, dissertar e compor em tese todas as observações presentes, acrescenta para a formação de profissionais, estudantes e todos que sentem curiosidade, interesse e necessidade para compreender a potência de uma ferramenta de ensino voltada ao ensino remoto e ao uso de potencializadores e ferramentas digitais nas escolas. |
| Palavras-chave: | Ensino Remoto Boas práticas Aprendizagem Adaptativa Ações Criativas |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | SILVA, Ana Carolina da. Melhores práticas na educação: estudo de caso no Núcleo Regional de Educação de Maringá. 2023. 112 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12125 |
| Data do documento: | 24-Fev-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANA CAROLINA DA SILVA.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 2.01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

