Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12121| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Possibilidades e limites da inteligência híbrida no contexto do ensino à distância: um estudo nos núcleos de apoio pedagógico e de inteligência estratégica de uma instituição de ensino superior |
| Autor(es): | CALVI, Jenifer Ferraz |
| Primeiro Orientador: | MACHADO, Hilka Pelizza Vier |
| Resumo: | A evolução tecnológica está presente em diferentes áreas do cotidiano, inclusive na Educação. A crescente das tecnologias emergentes aproxima o material e o digital gerando uma simbiose de informações e recursos híbridos. Com os recursos de automatização de processos e tarefas e análise de dados, a IA pode resolver problemas específicos ou mais complexos, que em outro momento, ainda eram resolvidos apenas por humanos. A partir de uma revisão de literatura identificou-se que a inteligência híbrida (IH) tem sido uma temática explorada por pesquisadores de outros países nos últimos cinco anos, com maior ascensão, em especial a China e o Japão, no entanto, o enfoque das pesquisas é direcionado para os sistemas híbridos inteligentes que são sistemas ou dispositivo inteligentes para otimizar os recursos de modelos inteligentes híbridos da máquina. A inteligência natural (IN) e artificial são analisadas em conjunto, com o intuito de entender as possibilidades e limites da geração da IH. A IH é o resultado da combinação das duas inteligências destacadas: IA e IN. A pesquisa tem como objetivo compreender as perspectivas e limites da IH no contexto do ensino a distância na visão dos integrantes dos núcleos de uma instituição de ensino superior. O método utilizado foi estudo de caso. A metodologia é qualitativa com a abordagem indutiva e interpretativista sobre IH no contexto do ensino à distância. Os dados foram coletados com dados primários: de entrevistas, grupo focal e secundários: pesquisa documental. Como resultado da pesquisa identificou-se o uso da IA em pouca escala e conhecimento centralizado em alguns funcionários no núcleo de inteligência estratégica, mas destaca-se as iniciativas individuais para buscar o aprimoramento das habilidades necessárias para utilizar ferramentas e aplicações, introduzindo a IA em seus processos e sistemas. Enquanto no núcleo de apoio pedagógico não foram identificadas iniciativas em IA, mas uma necessidade de automatização de atividades que são repetitivas e são otimistas quanto ao uso da IA para otimizar as atividades. Os entrevistados não apresentam receio de serem substituídos pela máquina, e acreditam que a IA pode ser uma aliada para a cocriação das suas tarefas, colaborando para que o humano possa utilizar o seu tempo livre para outras atividades que envolvam a criatividade e aumento de repertório, e contribuir para o processo do humano de ensinar e aprender com a máquina. O framework proposto aborda a sinergia entre humanos e máquinas, com destaque para a otimização de processos, ferramentas, sistemas e ética. A IA pode apoiar o humano em diversas atividades, assim como na tomada de decisões. No entanto, é crucial enfatizar a necessidade de treinar os indivíduos nas novas ferramentas e identificar os elementos que facilitadores ou dificultadores a interação entre humanos e máquinas para o desenvolvimento da IH. A partir dos resultados das entrevistas e dos grupos focais foram apontadas perspectivas para desenvolvimento da IH nos dois contextos. |
| Palavras-chave: | Inteligência Artificial Inteligência natural Inteligência Híbrida Gestão do Conhecimento Educação à distância |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | CALVI, Jenifer Ferraz. Possibilidades e limites da inteligência híbrida no contexto do ensino à distância: um estudo nos núcleos de apoio pedagógico e de inteligência estratégica de uma instituição de ensino superior. 2023. 222 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12121 |
| Data do documento: | 30-Ago-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JENIFER FERRAZ CALVI.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 3.16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

