Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12117| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A contribuição das ferramentas da gestão do conhecimento na formação docente na licenciatura em música – EAD |
| Autor(es): | BARROS, Alisson Silva |
| Primeiro Orientador: | LARA, Ângela Mara de Barros |
| Resumo: | Formar docentes para atuação nas redes de ensino requer tempo, planejamento, conhecimento e estudo. Os cursos de graduação em música voltados para formação docente buscam formar profissionais aptos para atuar nesse mercado de trabalho. Está pesquisa teve por objetivo analisar nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Música no formato EAD das instituições públicas federais: UFRB e UnB, e das instituições privadas: Claretiano e Uniasselvi, como as ferramentas de Gestão do Conhecimento do Manual da APO (2020) foram escolhidas e, como são explanados em relação as matrizes curriculares na formação docente. Metodologicamente, para alcançar os objetivos desta pesquisa, primeiramente, recorreu-se à bibliografia para selecionar e identificar as ferramentas do Manual da APO que melhor se adaptam à formação docente em Música e identificar nas matrizes curriculares dos cursos das instituições selecionadas em Música EAD, as disciplinas de educação e formação docente. Classificando a pesquisa como de natureza básica, com objetivos exploratórios tendo sua abordagem considerada como qualitativa. Como resultado a partir das análises das ementas em relação as ferramentas selecionadas no Manual da APO (2020), pode-se verificar que independente do tempo de curso, pois a duração mínima de curso de formação docente varia de um curso para o outro, bem como a quantidade de disciplinas de educação e formação docente, que também diferencia de um curso para o outro, podemos perceber como a Gestão do Conhecimento é identificado nos cursos de formação docente em Música na análise das ementas disciplinares e, como propor a Gestão do Conhecimento na formação docente em Música. |
| Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Educação Ferramentas da APO Formação Docente em Música Matriz Curricular |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | BARROS, Alisson Silva. A contribuição das ferramentas da gestão do conhecimento na formação docente na licenciatura em música – EAD. 2023. 82 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12117 |
| Data do documento: | 27-Fev-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALISSON SILVA BARROS.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 2.68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

