Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12116| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Compartilhamento de conhecimento entre escola e famílias no processo de alfabetização e construção da autonomia de jovens e adultos em uma escola de educação básica na modalidade de educação especial |
| Autor(es): | VARGAS, Lilian Cibele |
| Primeiro Orientador: | ELIAS, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues |
| Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar o compartilhamento do conhecimento entre escola e famílias no processo de alfabetização e construção da autonomia de estudantes em uma turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola especializada, APAE, na região noroeste do Paraná. As escolas de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, amparadas pelo parecer nº 07/2014 – CEE, visam atender às especificidades dos estudantes com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, oportunizando efetivas aprendizagens, considerando tempo, ritmo e desenvolvimento desses estudantes. Estas instituições prestam serviços à sociedade a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiências. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo 5 profissionais da equipe pedagógica e 12 familiares dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da escola. Para a técnica de análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo de Bardin (2011) com auxílio do software IRaMuTeQ. Como resultado desta pesquisa, observou-se que o compartilhamento do conhecimento entre escola e famílias no processo de alfabetização e construção da autonomia de estudantes da EJA analisado se dá por diversos fatores que englobam motivação, confiança, cooperação e comprometimento profissional. Os resultados revelam ainda que, de modo geral, a parceria escola e família apresenta influenciadores e barreiras para o Compartilhamento de Conhecimento (CC). Conclui-se, portanto, que o Compartilhamento de Conhecimento (CC) ocorre no ambiente escolar, contudo algumas ações, tanto por parte dos profissionais da escola como das famílias da EJA, precisam ser aprimoradas no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual. |
| Palavras-chave: | Compartilhamento de Conhecimento Alfabetização Autonomia Família APAE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
| Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
| metadata.dc.publisher.program: | Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado) |
| Citação: | VARGAS, Lilian Cibele. Compartilhamento de conhecimento entre escola e famílias no processo de alfabetização e construção da autonomia de jovens e adultos em uma escola de educação básica na modalidade de educação especial. 2023. 144 f. Dissertação (Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações) - Universidade Cesumar - Unicesumar, Maringá, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/12116 |
| Data do documento: | 29-Ago-2023 |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LILIAN CIBELE VARGAS.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em gestão do conhecimento nas organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR | 5.9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

