CAMPUS CURITIBA 1. TCC DIREITO
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Tipo: Artigo
Título: PODER POLÍTICO E ELEIÇÕES: O PAPEL DA MÍDIA E PODER ECONÔMICO NO CONTEXTO ELEITORAL
Autor(es): Oliveira Filho, Nelson Galdino
Primeiro Orientador: Koller, Carlos Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Koller, Carlos Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Pellegrinello, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Mano, Lucas de Souza
Resumo: O presente trabalho visa demonstrar a influência do poder econômico e da mídia no período eleitoral, apresentando as formas desde o nascimento da democracia no Brasil. Passando pelos marcos históricos e expondo como a legislação encara essas interferências, visando garantir a saúde democrática na hora do voto. Indicando, através de livros e artigos, os impactos causados no contexto político brasileiro. Abordando, à luz dos modelos atuais de publicidade eleitoral, o quão benéfico isso é ao processo político na eleição, analisando quais as formas utilizadas pelos agentes que têm interesse e capital de influência, para fazerem prevalecer suas ideias e lucros pessoais. Ainda, demonstrando como o poder midiático afeta a população, em especial a população mais carente que, em decorrência da situação onde vive, acaba por ter maior acesso e conhecimentos a candidatos que tem uma história política maior, e assim sendo, saem na frente de candidatos iniciantes. Ao final, apresentando propostas e ideias para combater os impactos negativos trazidos por tais influências, propostas essas que visam proteger o eleitor “vitima”, para uma melhora na lisura do processo eleitoral.
Abstract: This work aims to demonstrate the influence of economic power and the media during the electoral period, presenting the forms since the birth of democracy in Brazil. Going through historical landmarks and exposing how legislation addresses these interferences, aiming to guarantee democratic health at the time of voting. Indicating, through books and articles, the impacts caused in the Brazilian political context. Addressing, in light of current models of electoral advertising, how beneficial this is to the political process in the election, analyzing what forms are used by agents who have interest and capital of influence, to make their ideas and personal profits prevail. Furthermore, demonstrating how media power affects the population, especially the neediest population who, due to the situation in which they live, end up having greater access and knowledge to candidates who have a greater political history, and therefore, come out ahead of entry-level candidates. In the end, presenting proposals and ideas to combat the negative impacts brought by such influences, proposals that aim to protect the “victim” voter, to improve the smoothness of the electoral process.
Palavras-chave: Influência
Poder econômico
política
Eleições
Voto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: OLIVEIRA FILHO, Nelson Galdino de. Poder Político e Eleições: O Papel da Mídia e Poder Econômico no Contexto Eleitoral. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Centro Universitário do Paraná – UNIPA, Curitiba, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/11923
Data do documento: 4-Jul-2025
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