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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108
Tipo: | Dissertação |
Título: | A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
Autor(es): | WAKITA, Sônia Vieira Lima |
Primeiro Orientador: | BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MASSUDA, Ely Mitie |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo analisar as práticas educacionais das casas de trabalho ou workhouses, que foi a base do conhecimento técnico. A partir da primeira e da Segunda Revolução Industrial, com o estabelecimento do trabalho assalariado, foi implantado um modelo de educação que se realizou nesses ambientes para formar trabalhadores oriundos do campo. Por esse motivo, essas instituições foram criadas a partir das chamadas Leis dos Pobres de 1601 e 1834, especialmente. Elas tiveram a função de atribuir suposta ajuda aos pobres, o que ocorreu com a inserção deles nas casas de trabalho. Organizadas, esses ambientes formativos usaram práticas de gestão do conhecimento para sistematizar a educação para o trabalho. Disciplina, regras de controle do tempo, a organização do conhecimento entre outros recursos utilizados. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico e do modo como a educação e o conhecimento estavam associados. Para isso, esta pesquisa prioriza uma análise historiográfica a fim de compreenderas casas de trabalho e o tipo de educação desenvolvida por ela na formação de novos hábitos e valores. |
Palavras-chave: | Educação Escolas-fábricas Workhouses Gestão do Conhecimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108 |
Data do documento: | 30-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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