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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1100
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação na gestão do conhecimento: um estudo crítico do discurso da competência |
Autor(es): | GOZZI, Fernanda |
Primeiro Orientador: | BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
Abstract: | As reformas educacionais implantadas na década de 1990, no Brasil, procuraram traduzir as demandas do capital para responder às exigências emanadas pelos interesses econômicos internacionais. O referido período, marcado por transformações sociais, no cenário econômico nacional e internacional, transferiu para a escola responsabilidades que não faziam parte das suas finalidades, como formar o cidadão para o mercado de trabalho. No Brasil, após um regime político autoritário, as políticas nacionais foram marcadas por tentativas de reestruturação econômica bem como por reformas educacionais que implicavam repensar a estruturação social para atender as novas demandas do âmbito político-econômico. Tais reformas implicaram na assimilação de aspectos neoliberais na educação, cujos reflexos se fizeram na redução dos direitos sociais e na definição de tendências pedagógicas abertas às teorias da competência e da sociedade do conhecimento. O discurso da competência contextualiza-se a partir de Philippe Perrenoud, que agrega à noção de competência o domínio de um tipo de tarefa e de situação cotidiana que reflete na compreensão da ação empreendida e do uso a que essa ação se destina. O conceito de competência no Brasil surgiu por meio da Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9.394/96, que inseriu nas escolas novas formas de gestão escolar, maior flexibilidade dos profissionais envolvidos, autonomia e mobilidade. Ao reconhecer que a escola é o espaço no qual as competências docentes são exigidas para o desenvolvimento de agentes de mudança em face dos desafios sociais e econômicos apresentados, a educação assume papel fundamental na formação dos sujeitos. Nesta perspectiva, este trabalho procurou estudar o discurso da competência presente no contexto educacional e na Gestão do Conhecimento. Para tal, a metodologia utilizada pautou-se na perspectiva crítica-filosófica a fim de realizar estudo bibliográfico por meio de análise de conteúdo. Os resultados confirmam que, no contexto educacional, a competência está ligada à capacitação para o mercado de trabalho, ou seja, a escolarização torna-se mecanismo de promoção de trabalhadores que sejam capazes de mobilizar conhecimentos práticos às suas atuações profissionais. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Educação Competência Políticas Educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1100 |
Data do documento: | 2-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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