EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1063
Tipo: Artigo de Evento
Título: COLHEITA DA CANOLA E REDUÇÃO DE PERDA
Autor(es): SANTOS, Alex Elpidio dos
NOVELLO, Thaís Letícia
BORTOLUZZI, Daniela D'Orazio
DOMINGUES, João Vitor da Silva
BRACCINI, Alessandro
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
Abstract: A canola (Brassica napus L. var. oleifera) é uma espécie oleaginosa que pertence à família Brassicacea, com expressivo potencial de utilização nos sistemas de produção de grãos. Entretanto, a cultura apresenta fatores que dificultam sua instalação e manejo, tais como a desuniformidade de maturação das síliquas e deiscência natural das mesmas, ocasionando perdas excessivas de grãos durante a maturação e, especialmente, no momento da colheita. Esse trabalho foi desenvolvido como parte das atividades da disciplina de Produção de Culturas, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá e teve por objetivo levantar e compilar os trabalhos científicos mais atuais sobre as metodologias empregadas na colheita da canola. Foram comparados diferentes sistemas de manejo da colheita, com ênfase na redução nas perdas e a obtenção de maiores rendimentos de grãos. Comparados à colheita direta, o manejo da colheita com corte-enleiramento ou com dessecação química prévia apresentam-se como alternativas com potencial para reduzir significativamente as perdas na colheita e melhorar o rendimento de grãos da cultura.
Palavras-chave: Brassica napus L
Colheita da Canola
Corte-enleiramento
Dessecação Química
Perdas na Colheita
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1063
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79783.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)234.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.