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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1035
Tipo: | Dissertação |
Título: | Comportamento pró-ambiental, crenças e percepção de sustentabilidade na construção civil: uma análise de universitários ingressantes e concluintes |
Autor(es): | RODRIGUES, Claudio De Souza |
Primeiro Orientador: | MILANI, Rute Grossi |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | PACCOLA, Ednéia Aparecida de Souza |
Resumo: | A produção de resíduos sólidos da construção civil representa mais de 50% dos resíduos em médias e grandes cidades brasileiras. Com o aumento da urbanização, o gerenciamento e tratamento adequado representam um desafio para gestores e profissionais. Neste contexto, a formação ambiental do engenheiro civil pode contribuir para a solução e aprimoramento das construções a favor do desenvolvimento sustentável. Objetivou-se analisar o comportamento pró-ambiental, as crenças e as percepções de sustentabilidade em universitários ingressantes e concluintes de engenharia civil, por meio dos instrumentos: Escala de Comportamento Ecológico (ECE), Escala de Crenças Ambientais (ECA) e um questionário elaborado pelos autores para avaliar a percepção de sustentabilidade na construção civil. Participaram do estudo 166 estudantes de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil; sendo 71,1% homens e 64,5% mulheres, com prevalência da classe social D. Para análise dos resultados foram utilizados métodos descritivos, com o teste z para proporções e a correlação de Pearson. O nível de significância foi de p<0,05. Constatou-se que as crenças antropocêntricas foram maiores no primeiro ano de graduação, quando comparado ao quinto ano (p=0,04). Na ECE, referente aos relatos de comportamento pró-ambiental de limpeza urbana, os índices foram estaticamente maiores no quinto ano (p=0,02) quando comparados ao primeiro. Com relação ao sexo, ao analisar as variáveis no primeiro ano, a pontuação no comportamento próambiental de limpeza urbana foi maior no sexo feminino (p=0,01); no quinto ano, a pontuação de crenças ambientais ecocêntricas (ECA) também foi maior para as mulheres (p=0,03). Nas questões sobre a sustentabilidade foi possível identificar um cenário positivo, todavia, os alunos relatam a necessidade de mais informações sobre a origem dos materiais utilizados na construção civil e a gestão dos resíduos sólidos. Conclui-se que na amostra estudada a vida universitária mostrou-se associada a menos crenças ambientais antropocêntricas e relatos de comportamentos de limpeza urbana mais favoráveis ao ambiente ao findar do curso, no entanto, não se observaram diferenças em relação às demais áreas do comportamento próambiental. Portanto, os resultados sinalizam a importância de articular estratégias de educação ambiental para estudantes de engenharia, com ênfase na promoção dos processos de gestão de resíduos e das tecnologias limpas de construção civil. |
Abstract: | The production urban of solid waste (MSW) from civil construction represents more than 50% of MSW in medium and large Brazilian cities. With increasing urbanization, proper management and treatment represent a challenge for managers and professionals. In this context, the environmental training of the civil engineer can contribute to the solution and improvement of constructions in favor of sustainable development. The objective of this study was to analyze the pro-environmental behavior, beliefs and perceptions of sustainability in undergraduate and graduate students of civil engineering, through the following instruments: Ecological Behavior Scale (ECE), Environmental Beliefs Scale (ECA) and a questionnaire which was elaborated by the authors to evaluate the perception of sustainability in civil construction. A total of 166 students from a higher education institution in southern Brazil participated in the study, being 71.1% men and 64.5% women, with prevalence of D social class. The level of significance was p <0.05. It was verified that the anthropocentric beliefs were higher in the first year of graduation, when compared to the fifth year (p = 0.04). In the ECE, referring to the reports of pro-environmental behavior of urban cleaning, the indices were statically higher in the fifth year (p = 0.02) when compared to the first one. Related to gender, when the variables were analyzed in the first year, the score on the pro-environmental behavior of urban cleaning was higher in females (p = 0.01); In the fifth year, the score of ecocentric environmental beliefs (ACE) was also higher for women (p = 0.03). In the questions on sustainability it was possible to identify a positive scenario, however, the students report the need for more information on the origin of materials used in construction and solid waste management. It is concluded that in the sample studied university life was associated with less anthropocentric environmental beliefs and reports of urban cleaning behaviors more environmentally friendly at the end of the course, however, no differences were observed in relation to the other areas of the pro behavior-environmental. Therefore, the results show the importance of articulating environmental education strategies for engineering students, with emphasis on the promotion of waste management processes and clean construction technologies. |
Palavras-chave: | Crenças ambientais Construção civil Resíduos sólidos Comportamento social saúde ambiental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1035 |
Data do documento: | 3-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | TECNOLOGIAS LIMPAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - PPGTL |
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