01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1030
Tipo: Dissertação
Título: Parto anônimo: uma forma protetora de abandono de filiação diante do princípio da dignidade da pessoa humana e em face dos direitos da personalidade?
Autor(es): PORFÍRIO, Naihany Katiussi Vidal
Primeiro Orientador: FACHIN, Zulmar Antonio
Abstract: O presente trabalho versa sobre o instituto do parto anônimo que consiste na possibilidade de a mãe entregar o seu filho logo após o nascimento para a adoção, sem a necessidade de ser identificada na certidão de nascimento da criança. O instituto tem origem nas rodas dos expostos ou roda dos enjeitados, foi o primeiro mecanismo destinado ao acolhimento e atendimento público de crianças abandonadas. No primeiro capítulo do trabalho foi demonstrado o parto em anonimato em uma perspectiva histórica, bem como os países que adotaram tal mecanismo destinado a assistência de crianças expostas. O segundo capítulo foi dedicado a uma correlação entre o parto anônimo e os direitos fundamentais, com algumas repercussões importantes, especialmente em relação ao direito à identidade genética. O último capítulo foi destinado a examinar os três projetos de lei que tinham como objetivo instituir o parto anônimo na legislação brasileira, destacando as vantagens e desvantagens de tal medida, além disso, é demonstrado a importância do planejamento familiar a fim de evitar a formação de famílias desestruturadas. O objetivo do trabalho é estudar o parto anônimo em uma perspectiva histórica, bem como analisar os três projetos de lei que visavam implementar tal instituto no ordenamento jurídico brasileiro a fim de ressalvar as suas vantagens e desvantagens na contemporaneidade à luz da dignidade da pessoa humana e em face dos direitos da personalidade. A técnica de pesquisa utilizada é a documentação indireta, com levantamento de dados por meio da pesquisa bibliográfica, a qual compreende a análise da legislação e doutrina pertinentes ao assunto abordado. No aspecto da análise doutrinária e legislativa, é utilizado o método de abordagem lógico-dedutivo, que consiste no estudo da matéria do parto anônimo com consultas de obras e artigos de periódicos.
Palavras-chave: Parto anônimo
Dignidade da Pessoa Humana
Planejamento Familiar
Proteção especial à criança e ao adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1030
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIHANY KATIUSSI VIDAL PORFÍRIO.pdfDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas.1.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.