EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10259
Tipo: Artigo de Evento
Título: A OBSERVAÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): De Lara, Débora kuniyoshi
Forno, Letícia Fleig Dal
Da Fonseca, Mateus Ramalho Ribeiro
Resumo: A educação inclusiva tem provocado mudanças de paradigmas nas instituições de ensino, superando exclusão e preconceitos. A inserção de crianças com deficiência na educação infantil requer pesquisas e estudos para desenvolver práticas inclusivas de qualidade. É necessário considerar as especificidades das crianças e valorizar suas diferenças, priorizando seus direitos.O estudo apresenta uma abordagem metodológica aplicada, qualitativa e quantitativa, observando ambientes escolares da educação infantil em um município do Paraná. Os participantes foram centros de educação infantil públicos e seus alunos com transtorno do espectro autista (TEA).A análise de dados evidencia que os professores têm adotado atitudes inclusivas, buscando compreender e apoiar os alunos com TEA. Contudo, há variações na forma como lidam com cada aluno. O preparo emocional e o apoio aos educadores são fundamentais para uma educação inclusiva efetiva.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação Infantil
Transtorno do Espectro Autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10259
Data do documento: 11-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
682940.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023271.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.