Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10259
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A OBSERVAÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | De Lara, Débora kuniyoshi Forno, Letícia Fleig Dal Da Fonseca, Mateus Ramalho Ribeiro |
Resumo: | A educação inclusiva tem provocado mudanças de paradigmas nas instituições de ensino, superando exclusão e preconceitos. A inserção de crianças com deficiência na educação infantil requer pesquisas e estudos para desenvolver práticas inclusivas de qualidade. É necessário considerar as especificidades das crianças e valorizar suas diferenças, priorizando seus direitos.O estudo apresenta uma abordagem metodológica aplicada, qualitativa e quantitativa, observando ambientes escolares da educação infantil em um município do Paraná. Os participantes foram centros de educação infantil públicos e seus alunos com transtorno do espectro autista (TEA).A análise de dados evidencia que os professores têm adotado atitudes inclusivas, buscando compreender e apoiar os alunos com TEA. Contudo, há variações na forma como lidam com cada aluno. O preparo emocional e o apoio aos educadores são fundamentais para uma educação inclusiva efetiva. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação Infantil Transtorno do Espectro Autista |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10259 |
Data do documento: | 11-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
682940.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023 | 271.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.