EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10246
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INFLUÊNCIA DO APOIO MULTIPROFISSIONAL NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E SAÚDE MENTAL DE TRAVESTIS E MULHERES TRANSEXUAIS QUE VIVEM COM HIV/AIDS ATENDIDAS EM UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Autor(es): Rosado, Paulo Vitor Vicente
Batista, Adriano de Almeida
Duran, Dilene Ebeling Vendramini
De Lima, Lainy Leiny
Resumo: A população de mulheres transexuais e travestis (MTT), devido à sua vulnerabilidade social, possuem altas incidências de IST’s. Passados 30 anos da epidemia, é compreendida como uma população que tem outras enfermidades para além de IST’s e HIV/aids. Os SAE’s são serviços de saúde que prestam ações de assistência, prevenção e tratamento às PVHA, fornecendo um atendimento através de uma equipe multiprofissional de saúde. Estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-qualitativa foram utilizados dados dos casos de HIV/aids notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponíveis no DATASUS, no período e 2010 a 2022. Tais dados mostram que Corumbá apresenta 329 casos de HIV/aids, considerando variáveis de gênero e sexo, predominou a faixa etária de 15 a 24 anos – 13%. Em relação a cor ou raça, pessoas autodeclaradas pardas (69%). Quanto à escolaridade, verificou-se um elevado percentual de casos com escolaridade “não se aplica” (26%), o que prejudica uma melhor avaliação dessa variável. Todos os objetivos ainda não foram finalizados, dentre eles a efetivação das entrevistas, pelo fato de ser uma pesquisa recente, que aguarda a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Como resultados esperados pretendemos mensurar a qualidade de vida na população de MTT vivendo com HIV/aids, que atualmente é de 13 casos em Corumbá, caracterizando o impacto dos enfrentamentos biopsicossociais, identidade de gênero e status sorológico. Estes resultados, podem ser instrumento importante para identificar as nuances que necessitam de ações diretivas de promoção à saúde para o público-alvo do trabalho.
Palavras-chave: IST
LGBTQIA+
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10246
Data do documento: 11-Nov-2024
Aparece nas coleções:XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
681330.pdfTrabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023192.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.