Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10230
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS AUTISTAS |
Autor(es): | Christofori, Larissa Barreto |
Resumo: | Este projeto de pesquisa visa avaliar a eficácia da intervenção psicomotora na promoção da inclusão social de crianças autistas no contexto da Educação Física, por meio de uma revisão de literatura. O objetivo é analisar estudos já publicados sobre a intervenção psicomotora em crianças autistas e as possíveis contribuições da Educação Física para a promoção da inclusão social dessas crianças. O problema da pesquisa consiste em investigar se a intervenção psicomotora pode ser uma abordagem terapêutica eficaz na promoção da inclusão social de crianças autistas no contexto da Educação Física. A hipótese formulada é que a intervenção psicomotora pode ser uma abordagem terapêutica eficaz na promoção da inclusão social de crianças autistas, contribuindo para o seu desenvolvimento global e para a melhoria da sua qualidade de vida. A revisão de literatura permitirá analisar e comparar diferentes abordagens de intervenção psicomotora utilizadas em crianças autistas, além de identificar possíveis benefícios e limitações da aplicação dessas abordagens. Também serão abordados conceitos relevantes relacionados à psicomotricidade, autismo e inclusão social. A relevância do tema está na necessidade de abordagens terapêuticas eficazes para a promoção da inclusão social de crianças autistas, tendo em vista a importância de uma intervenção precoce para o seu desenvolvimento global. O estudo proposto poderá fornecer subsídios teóricos pa ra profissionais da Educação Física que trabalham com crianças autistas, além de contribuir para a produção de conhecimento sobre o tema. Portanto, essa revisão de literatura tem a finalidade de contribuir para a compreensão dos efeitos da intervenção psicomotora na promoção da inclusão social de crianças autistas, no contexto da Educação Física, e auxiliar no desenvolvimento de intervenções terapêuticas mais efetivas para essas crianças. |
Palavras-chave: | Autismo Inclusão Social Intervenção Psicomotora |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/10230 |
Data do documento: | 11-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | XIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2023) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
680597.pdf | Trabalho apresentado no XIII Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2023) | 126 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.