01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/999
Tipo: Dissertação
Título: Estatuto da pessoa com deficiência: contrapontos e perspectivas em face da dignidade da pessoa humana neste início de século XXI
Autor(es): PALLONE, Julio
Primeiro Orientador: ZENNI, Alessandro Severino Vallér
Abstract: A presente dissertação objetivou investigar, em um primeiro momento, os aspectos da pessoa com deficiência mental e os direitos que gravitam ao sujeito. O tema apresentou complexidade para além do mundo jurídico, delineando um entrave com o paradigma moderno que opera reducionismos e simplificações. Diante da transdisciplinaridade constatou-se a necessidade de apresentar uma teoria que abrangesse a complexidade dos direitos da pessoa com deficiência mental, em seus aspectos psicológicos, psiquiátricos, políticos, econômicos e legais. O capítulo primeiro trata da contextualização da pessoa com deficiência, tanto na história, quanto no direito. O capítulo segundo aborda o sentido em que o autor Ronald Dworkin, teórico do Direito, caracteriza como um passo à frente na conjugação dos diversos elementos de fato e direito, e fontes de direito de sua teoria, bem como se analisa a jurisprudência que permeia ambos os temas. Ao relacionar as dimensões e naturezas necessárias para compreensão da lei e do direito, a teoria do direito e da decisão judicial de Dworkin leva a um novo paradigma, em que o sistema jurídico e suas fontes, incluindo a decisão judicial, formam um corpo coeso, articulado e com uma intencionalidade, tendo diversas dimensões para tanto. O terceiro capítulo é dedicado diretamente à denominação dos fatores apresentados nos capítulos um e dois, onde trabalho com casos exemplificativos, que tornam a percepção do Direito mais sensível. A conclusão da dissertação é dedicada à perspectiva não só dos direitos das pessoas com deficiência mental, mas de todo o Ordenamento Jurídico, diante dos contrapontos encontrados.
Palavras-chave: Dignidade humana
Direito à saúde
Pessoa com deficiência mental
Direito como integridade
Igualdade
Democracia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/999
Data do documento: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julio Pallone.pdfDissertação611.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.