UNIASSELVI CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIASSELVI DE BRUSQUE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9919
Tipo: Artigo
Título: A representatividade negra na mídia e na comunicação
Autor(es): Machado, Márcia
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o modo que os negros são representados na mídia e na comunicação e perceber sua influência e seus posicionamentos nessa questão. Não fica difícil de saber que por conta do alto índice de discriminação e preconceito que o país dissemina, o posicionamento do negro na mídia acaba sendo prejudicado e/ou banalizado, dessa forma, quando não está presente, em alguns casos acaba não fazendo falta. Não podemos nos acostumar com o racismo estrutural. Na maioria dos casos, a percepção é que o negro só se encaixa na propaganda ou na mídia quando se enquadram em alguma estética de branqueamento. Mesmo que esses estereótipos estejam mudando ao decorrer do tempo, ainda é muito nítido esse racismo enraizado. Neste trabalho, serão apresentadas pesquisas bibliográficas e quantitativas, como entrevista e coleta de dados para mostrar que atualmente a mídia brasileira não representa adequadamente os negros.
Abstract: This work aimed to identify the way that blacks are represented in the media and communication and to understand their influence and their positions on this issue.It is not difficult to know that due to the high rate of discrimination and prejudice that the country disseminates, the position of black people in the media ends up being harmed and / or trivialized, thus, when it is not present, in some cases it ends up not being needed. We cannot get used to structural racism. In most cases, the perception is that black people only fit into advertising or the media when they fit into some whitening aesthetic. Even though these stereotypes are changing over time, this ingrained racism is still very clear. In this work, bibliographical and quantitative research will be presented, such as interviews and data collection to show that currently the Brazilian media does not adequately represent blacks
Palavras-chave: Representatividade
Negros
Publicidade e propaganda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9919
Data do documento: 12-Set-2023
Aparece nas coleções:CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIASSELVI DE BRUSQUE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Machado - Artigo de Publicidade e Propaganda.pdfArtigo apresentado ao curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque.148.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.