01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/982
Tipo: Dissertação
Título: A tutela dos direitos da personalidade do embrião pré-implantacional sob a ótica do planejamento familiar e o acesso à justiça
Autor(es): BELMONTE, Danilo Zanco
Primeiro Orientador: ZENNI, Alessandro Severino Vallér
Abstract: A presente dissertação, dentro da linha de pesquisa de direitos da personalidade, sob orientação do Professor Doutor José Sebastião de Oliveira, docente do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas da Unicesumar, em face do tema proposto, analisa a tutela jurídica dos direitos da personalidade dispensada ao embrião pré-implantacional, em linhas gerais e contraposta à liberdade do planejamento familiar e, também, com ênfase no acesso à justiça. Dentro do primeiro capítulo, realiza uma abordagem sobre a condição do embrião in vitro nas seguintes áreas de conhecimento: biológica, filosófica e jurídica. Especificamente na área do saber jurídico, adentra nos conceitos de pessoa, personalidade e capacidade, buscando identificar as teorias que possam melhor tutelar o ser humano neste estágio de desenvolvimento vital abrangendo, ainda, a teoria dos direitos de personalidade. No segundo capítulo, aborda o planejamento familiar em seu conceito, evolução e limitações, uma vez se tratar da origem de vários dilemas relacionados com o embrião relacionado neste estudo, desenvolvendo relevantes questões, a saber: o diagnóstico genético pré-implantacional e a eliminação de vidas humanas in vitro. No último capítulo vislumbra a possibilidade de acesso à justiça pelo embrião pré-implantacional, estabelecendo o conceito e evolução do instituto, bem como sua utilidade instrumental na efetivação dos direitos que irradiam da condição humana. Durante toda a pesquisa, de forma implícita ou explícita, contempla-se a dignidade como valor fundamental tutelado pelo ordenamento jurídico brasileiro, constituindo-se baliza para as questões suscitadas. Para viabilizar o desenvolvimento do trabalho, foi utilizado o método teórico de investigação, a partir da leitura de obras jurídicas, periódicos, sites jurídicos especializados entre outros trabalhos relacionados aos seguintes ramos do direito: constitucional, civil, família, biodireito e bioética; além de consultas à obras de filosofia e ética.
Palavras-chave: fertilização in vitro
pessoa, personalidade jurídica e capacidade de direito
dignidade humana
família
processo civil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/982
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS JURÍDICAS - PPGCJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danilo Zanco Belmonte.pdfDissertação1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.