01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC DIREITO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9786
Tipo: Artigo
Título: A relevância da convalidação de diplomas: a inserção de refugiados no mercado de trabalho e a adequação social na cidade de Maringá
Autor(es): PAULA, Hadassa de Souza
Primeiro Orientador: MIRANDA, Maíra de Paula Barreto
Resumo: O presente artigo propõe refletir sobre a convalidação de diplomas e a situação de refugiados na região metropolitana de Maringá. Para isso, inicia-se com a contextualização da origem da migração e do termo refugiado como se conhece hoje. Em seguida, explicita-se o histórico de tratados internacionais, legislações federais e a política local a respeito do tema. Posteriormente, destaca-se os dados das esferas internacionais a locais sobre quantos foram os refugiados no último ano e as condições em que se encontram na região de Maringá-PR. Por fim, retrata a realidade regional a respeito da convalidação de diplomas e propõe uma iniciativa envolvendo entes públicos e privados para melhorar a efetivação dos direitos dos refugiados, não apenas na região de Maringá, mas no país todo.
Abstract: This present article proposes to reflect about the degree’s validation and the situation of refugees’ people in metropolitan city of Maringá. For this, it starts with an origin contextualization of migration and the refugees’ term how it is known nowadays. Thereafter, it is shown the historic of international accords, federal legislations and the local politics about this topic. Afterwards, stand out data of international stage about places of how many refugees in the last year and the condition which they find themselves in the city of Maringá. In the end, depict the regional reality regarding the validation of degrees and proposes an initiative involving public and private bodies to improve the rights elevation of the refugee people, not only in Maringá’s region, but in the whole country.
Palavras-chave: refugiados
convalidação de diplomas
Maringá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9786
Data do documento: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:DIREITO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA, HADASSA DE SOUZA.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Direito.344.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.