01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização em saúde de mães de crianças em idade pré-escolar atendidas pela pastoral da criança: contribuição para Promoção da Saúde infantil
Autor(es): OLIVEIRA, Rosilene Aparecida De
Primeiro Orientador: BERNUCI, Marcelo Picinin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
Resumo: Diante da relevância das ações intersetoriais dedicadas à atenção da saúde infantil e do significado do grau de letramento em saúde para análise dos comportamentos de cuidado com a saúde, objetivamos no presente estudo analisar a contribuição dos programas Rede Mãe Paranaense, PET-Odonto e Pastoral da Criança no grau de alfabetização em saúde e alfabetização em saúde bucal de mães de crianças com idade entre 0 a 6 anos. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal realizado com 77 mães atendidas pela Pastoral da Criança da Arquidiocese de Maringá-PR, pertencentes a Paróquia Nossa Senhora das Graças do Município de Sarandi-PR. Os dados referentes a determinação do grau de alfabetização em saúde e saúde bucal foram obtidos por meio da aplicação dos instrumentos HLQ e BREALD-30, respectivamente. As mulheres que participaram do estudo possuem idade média de 29 anos; casadas (57,14%); trabalham (48,05%); com renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos (64,94%) e não finalizaram o ensino médio (58,45%). 54% delas participaram do Programa Rede Mãe Paranaense e 43% do Programa PET-ODONTO. A média do grau de alfabetização em saúde foi de 23,88 pontos, correspondendo a uma l alfabetização em saúde baixa. A média do grau de alfabetização em saúde bucal foi de 19,84 pontos, correspondendo a uma alfabetização em saúde oral alta. 47,06% e 60% das mães atendidas exclusivamente pelo Programa PET-ODONTO obtiveram graus de alfabetização em saúde e alfabetização em saúde bucal do tipo alto, respectivamente. 87% das participantes indicaram ausência de cartazes sobre saúde bucal nas unidades básicas de saúde que pertencem; 88,31% delas indicaram que as unidades básicas de saúde não realizam palestras sobre saúde bucal; 67,53% delas indicaram nunca ter recebido panfletos sobre prevenção de cárie na primeira infância. Quando indagadas quais seriam os meios de preferência para receberam informações sobre saúde bucal 32,47% optaram pelo profissional de saúde; 32,47% pelas redes sociais e 25,97% por palestras nas unidades básicas de saúde. Conclui-se que as ações de empoderamento sobre saúde bucal para mães de crianças em idade pré-escolar tem sido realizada fora das unidades básicas de saúde em especial por ações intersetoriais. O delineamento futuro de ações de promoção da saúde baseadas no empoderamento devem considerar tanto os profissionais de saúde quanto as redes sociais na veiculação de informações.
Abstract: In view of the relevance of intersectoral actions dedicated to children's health care and the meaning of health literacy for health care behaviors, we aim in this study to analyze the contribution of the Rede Mãe Paranaense, PET-Odonto e Pastoral da Criança programs in the degree of health literacy and literacy in oral health of mothers of children aged 0 to 6 years. This is a cross-sectional descriptive study carried out with 77 mothers assisted by the Pastoral da Criança of the Archdiocese of Maringá-PR, belonging to the parish of Nossa Senhora das Graças in the municipality of Sarandi-PR. Data regarding the determination of literacy in health and oral health were obtained through the application of the HLQ and BREALD-30 instruments, respectively. The women who participated in the study had a mean age of 29 years; married (57.14%); they work (48.05%); with a family income between 1 and 2 minimum wages (64.94%) and did not finish the hich school (58.45%). 54% of them participated in the Rede Mãe Paranaense Program and 43% of the PET-Saúde Program. The average level of health literacy was 23.88 points, corresponding to low health literacy. The average literacy level in oral health was 19.84 points, corresponding to high oral health literacy. 47.06% and 60% of the mothers attended exclusively by the PET-Saúde Program obtained degrees of literacy in health and literacy in oral health of the high type, respectively. 87% of the participants indicated the absence of posters on oral health in the basic health units they belong to; 88.31% of them indicated that the basic health units do not hold lectures on oral health; 67.53% of them indicated they had never received pamphlets on caries prevention in early childhood. When asked which were the means of preference to receive information on oral health 32.47% opted for the health professional; 32.47% for social networks and 25.97% for lectures at basic health units. It is concluded that the actions of empowerment on oral health for mothers of pre-school children have been carried out outside the basic health units, especially by intersectoral actions. The future design of health promotion actions based on empowerment should consider both health professionals and social networks in the delivery of information.
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Empoderamento
Saúde Bucal Infantil
Serviços de Saúde Bucal
Ensino em Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/969
Data do documento: 30-Dez-2018
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