01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/968
Tipo: Dissertação
Título: Análise sobre o direcionamento das atividades desenvolvidas nos centros de convivência dos municípios da região norte do Paraná, visando a qualidade de vida do idoso
Autor(es): ALMEIDA, Maria Ângela Garcia De
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: Introdução: As evidências demonstram que a sociedade mundial, a cada dia, conta com uma população mais idosa, fato também constatado no Brasil. Os indivíduos acima dos 60 anos fazem parte do contexto de todas as cidades e, muitos deles, participam de programas diretamente destinados aos idosos, em seus Municípios. Nesses locais, as atividades desenvolvidas, quando bem direcionadas, contribuem para a qualidade de vida dos idosos.Objetivos: Este estudo analisou o direcionamento das atividades desenvolvidas nos Centros de Convivência do Idoso nos Municípios da Região Norte do Paraná. Para estruturar este objetivo principal foram elaborados dois objetivos específicos, quais sejam: Perceber a importância do gosto do idoso na seleção de atividades de um Centro de Convivência. Identificar o perfil dos coordenadores que ocupam os cargos de gestão nos Centros de Convivência do Idoso. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada com uma amostra composta por 200 idosos e 10 coordenadores de 10 Municípios, os quais responderam a dois questionários compostos por questões abertas, fechadas e mistas respaldadas pelos objetivos propostos nesta pesquisa. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, freqüência e porcentagem. Resultados: As atividades desenvolvidas pelos centros de convivência analisados não estão em consonância com as mudanças sucessivas sociais, que levam ao surgimento de elementos socioculturais os quais contribuem para o Envelhecimento Ativo. Sendo que, atender ao gosto dos idosos emergiu como um fator indispensável para a emancipação, o desenvolvimento psíquico e físico dos mesmos. Conclusão: Nesse sentido, o trabalho do coordenador mostrou-se fundamental para criação de estratégias de planejamento em longo prazo que ampliem possibilidades para o envelhecimento saudável e consequentemente, para a qualidade de vida.
Palavras-chave: Envelhecimento ativo
Centro de Convivência
atividades
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/968
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ÂNGELA GARCIA DE ALMEIDA.pdfDissertação982.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.