01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9640
Tipo: Dissertação
Título: Acidentes por trauma terrestre: caracterização das vítimas assistidas em um hospital Regional do Estado do Mato Grosso
Autor(es): MOTA, Stefania Pinto
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Segundo Orientador: MASSUDA, Ely Mitie
Resumo: O acidente de transporte terrestre é uma das principais causas de óbito no mundo e continua sendo um problema de saúde pública no Brasil, demandando diferentes abordagens e ações de prevenção. O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico e demográfico, bem como a gravidade das sequelas em população vitimada por acidente de transporte terrestre em um hospital de referência em trauma no interior do Estado do Mato Grosso. A pesquisa é caracterizada como estudo descritivo, de corte transversal e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nos prontuários de 113 pacientes, acima de 14 anos, vitimados por Acidentes de Trânsito Terrestre (acidentes motociclísticos, automobilísticos, ciclísticos e atropelamentos) atendidos no setor de trauma e emergência de um Hospital Regional, localizado no município de Cáceres, no período compreendido de março de 2020 a outubro de 2020. Foram coletados dados como idade, sexo, grau de escolaridade, cor de pele, procedência, utilização de capacete, tipo de acidente, gravidade da lesão, zona de ocorrência, drogas ilícitas, meio de locomoção, uso de celular, uso de cinto de segurança, sequelas e estado de independência., associação com a ingesta de bebida alcoólica e uso de drogas ilícitas também foram investigadas. Os dados foram obtidos através de preenchimento de questionários e da busca de dados em prontuários médicos. Em relação às características sociodemográficas, observou-se que a maioria era do sexo masculino (89%), com idade entre 21 e 40 anos (47,76%), da cor branca (43,36%) e não possuíam ensino fundamental completo (31,68%). Com exceção a cor da pele (p=0,005), não houve evidências amostrais suficientes de associação significativa entre as variáveis sociodemográficas e o estado de dependência após o trauma. Considerando as características do acidente, a maioria sofreu acidente motociclístico (78,76%), na zona urbana (66,37%), sendo o próprio condutor do veículo (81,42%). Os principais fatores de risco identificados foram ingestão de bebida alcoólica (21,24%), seguido do excesso de velocidade (19,47%). Quase metade dos que possuíam independência total não possuíam sequelas (45,10%) enquanto que todos aqueles com algum grau de dependência (avaliado pelo Índice de Barthel Modificado) possuíam sequelas graves. As lesões mais frequentes foram nos membros inferiores (49,56%) e destas mais de cinquenta por cento causaram algum grau de dependência. A implementação de medidas de promoção e prevenção à saúde na população vitimada pelos acidentes de transporte terrestre, com intuito de diminuir a gravidade de sequelas e graus de dependência funcional, devem ser incentivados como demonstrado por este estudo.
Palavras-chave: Acidentes de trânsito
Causas externas
Transporte terrestre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9640
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEFANIA PINTO MOTA.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.