01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/964
Tipo: Dissertação
Título: Impactos emocionais e percepção dos riscos e benefícios da eutanásia em cães com patologias graves no município de Maringá, Paraná.
Autor(es): GOMES, Irene Aparecida
Primeiro Orientador: PAVANELLI, Gilberto Cezar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MILANI, Rute Grossi
Abstract: No Brasil, a eutanásia é um procedimento praticado em cães, como mecanismo de controle de doenças graves, em especial aquelas em fases terminais e as que podem ser transmitidas ao homem. A prática da eutanásia, envolve aspectos emocionais dos seres humanos, e deve ser indicada apenas em casos onde seja realmente necessária, em animal acometido de leishmaniose e câncer em estágio avançado, entre outros, tanto para o bem-estar do animal, como do ambiente e se for uma ameaça à saúde pública e a outros animais. A oxitocina (sin. ocitocina), “hormônio do amor”, está relacionado com a afetividade, que regula o apego e afeição nas relações e vínculos sociais. A relação entre o homem e animais domésticos, em especial os cães, vem se tornando cada vez mais estreita, em especial aos idosos: há riscos e benefícios nessa relação. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva mensurar os impactos emocionais, reações afetivas, subjetivas e luto, ligados à vivência do rompimento de vínculos com seu cão de estimação motivado pelo uso da eutanásia; avaliar percepção dos riscos, custos e benefícios no cotidiano dos proprietários de cães e em saúde pública, propondo medidas de promoção da saúde. Empregou-se a abordagem metodológica quali-quanti, aplicando um questionário semiestruturado, com base em Escala Líkert. Foram entrevistadas 31 pessoas no município de Maringá no período de julho a setembro de 2016. Existem populações de cães de rua e se faz necessário desenvolver políticas públicas para o setor. Há Também riscos e benefícios nessa relação humanos-cão. Os resultados evidenciam os impactos e emoções intensas à vivência do luto, afeta a vida psicoativa em donos de cães, reações advindas pela prática da eutanásia e pela perda do animal.
Palavras-chave: impactos emocionais
afetividade
eutanásia
luto
riscos e benefícios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/964
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRENE APARECIDA GOMES.pdfDissertação851.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.