01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9639
Tipo: Dissertação
Título: Uso do Facebook pelo Ministério da Saúde do Brasil para divulgar informações sobre o câncer de mama: análise dos efeitos da pandemia da covid-19
Autor(es): CAMPOS, Rejane de Souza Barros
Primeiro Orientador: BERNUCI, Marcelo Picinin
Segundo Orientador: GARCIA, Lucas França
Resumo: O câncer de mama representa um problema de saúde pública mundial e responsável pela maioria das mortes da população feminina. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura e sobrevida da mulher aumenta consideravelmente. Estratégias de disseminação de conteúdo informativo sobre a importância dos métodos preventivos tem auxiliado no controle do câncer de mama e frequentemente utilizadas pelos gestores públicos. O Ministério da Saúde (MS) do Brasil tem utilizado as redes sociais online para divulgar informações sobre saúde para a população, dentre estas, destaca-se o Facebook. Diante dos efeitos negativos da pandemia da COVID-19 nas ações de gerenciamento do controle do câncer de mama, a presente Dissertação se ocupa da análise do conteúdo das postagens e dos comentários sobre o câncer de mama da página do MS no Facebook entre os anos de 2019 e 2020. Trata-se de um estudo descritivo do tipo retrospectivo de análise do conteúdo informativo sobre o câncer de mama publicados pelo MS no Facebook. Os dados foram obtidos em janeiro de 2020 manualmente na página do MS no Facebook a partir do descritor de busca “câncer de mama”. As postagens de 2019 (N = 16) e de 2020 (N = 10) foram analisadas quanto ao tipo de conteúdo (informativo ou educativo) e o tipo de interação (reações, compartilhamentos e comentários). O conteúdo dos comentários foi analisado a partir da determinação de frequência de palavras com auxílio do software de análise de métodos misto QSR NVIVO 12 para Windows. Em 2019, o MS publicou tanto informações de cunho informativo quanto educativo. Já em 2020, a maioria das postagens foi referente a prevenção secundária. Um maior número de interações dos usuários com as postagens publicadas no de 2020 (N = 6.888,33 interações/postagem) do que no de 2019 (N = 2.723,79 interações/postagem). Quanto aos comentários, a maioria, independente do tipo de conteúdo das postagens ou ano de publicação, foi referente a respostas de seguidores a algum questionamento realizado por outro seguidor da página. A análise de conteúdo dos comentários mostrou que no ano de 2019, as palavras mais frequentes foram: saúde (10,1%) e meses (7,6%), já para 2020, as mais frequentes foram: saúde (10,74%) e mamografia (5,5%). Conclui-se que o MS utiliza de forma limitada o Facebook para debater questões pertinentes a prevenção do câncer de mama e que a pandemia da COVID-19 prejudicou ainda mais o uso dessa ferramenta pelo MS.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Redes sociais online
Educação em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9639
Data do documento: 3-Mar-2021
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REJANE DE SOUZA BARROS CAMPOS.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.