01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/963
Tipo: Dissertação
Título: #INSTAPROMOSAÚDE: o universo fitness na rede social online Instagram e reflexões sobre a promoção da saúde
Autor(es): STOLARSKI, Graciele
Primeiro Orientador: LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MILANI, Rute Grossi
Resumo: O uso crescente de redes sociais online - RSO na contemporaneidade tem alterado a forma como as pessoas se relacionam. As RSO são um conjunto de aplicações que permitem a troca de conteúdos pelos usuários, dentre as mais populares podemos citar o Instagram. Lançado em 2010, trata-se de um aplicativo que permite a visualização de fotografias ou vídeos de curta duração criados pelos usuários e manipulação da imagem com inserção de filtros e o uso de marcadores (hashtags) nos comentários. A pesquisa se inicia com a observação das postagens dos chamados blogueiros fitness na rede Instagram e com o seguinte questionamento: Como o conteúdo online produzido por blogueiros fitness pode ser analisado do ponto de vista do campo da Promoção da Saúde? Foi com a intenção de compreender o novo cenário comunicacional e cultural da produção e disseminação dessas imagens que a dissertação teve como objetivo: classificar e analisar o conteúdo postado pelos perfis fitness mais seguidos no Brasil. Essa classificação e análise levaram em consideração aspectos importantes para a Política Nacional de Promoção da Saúde, de 2015 no que se refere ao incentivo de “práticas corporais e atividades físicas, que compreende promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas”. Metodologia: Foi empregado método proposto por Bardin (2009) para a coleta dos dados, classificação e análise do conteúdo (textual e imagético). Dez contas públicas de usuários foram selecionadas e os dados foram coletados ao longo de quinze dias, de forma ininterrupta (de 15 a 31 de Agosto de 2016). Todas as postagens de dez blogueiros foram arquivadas e posteriormente, tabuladas, quantificadas, classificadas e analisadas gerando as seguintes categorias temáticas: a) quanto a imagens com a presença de partes do corpo; b) quanto ao enquadramento do selfie; c) quanto aos locais destacados; d) quanto ao uso do recurso do vídeo; e) quanto ao merchandising de suplementos alimentares e; f) quanto à presença ou indicação de profissionais da área da saúde. Os resultados demonstraram que os blogueiros fitness postam fotos com constante publicação de merchandising e divulgação de produtos e serviços, incluindo suplementos alimentares, cenas de viagens e práticas de exercícios físicos (indoor e outdoor). No entanto, essa exposição do conteúdo com o discurso saudável reforça o ideal de beleza presente na mídia de massa, com a presença de corpos definidos e magros. A associação entre corpo definido com alimentação saudável está evidente, mas há também a associação da forma do corpo com o consumo de suplementos alimentares. Os blogueiros fitness possuem alta frequência de postagem se comparado à média global dos usuários na rede e baixa presença de imagens de selfies. As produções das fotografias são profissionais, em sua maioria, com controle de iluminação, estúdio e tiradas por fotógrafos que os acompanham. Conclusão: A pesquisa aponta para a oportunidade de uso das RSO como espaços mediadores para ações e intervenções de promoção da saúde, em especial no que tange ao consumo dos conteúdos dos blogueiros fitness. O Instagram é uma ferramenta promissora para alcançar o público fitness e endereçar conteúdos e intervenções da Promoção da Saúde. A automatização do processo de coleta de dados e análise do conteúdo gerado por um número maior de usuários é um caminho a ser tomado para compreender e inferir os comportamentos dos indivíduos nas RSO.
Abstract: The increasing use of online social networks – OSN nowadays has altered the way people interact with each other. OSN is a set of applications that allow the exchange of content by users and among the most popular we can quote Instagram. Released in 2010, it is an application that allows users to view photos or short videos and editing the image by inserting filters and using markers (hashtags) in comments. The research begins with the observation of the postings of so-called fitness bloggers on the Instagram and with the following question: How do the online content produced by fitness bloggers can contribute to the field of Health Promotion? It was with the intention to understand the new communication and cultural scenario of the production and dissemination of these images that the dissertation had as objective: to classify and to analyze the content posted by the most followed fitness profiles in Brazil. This classification and analysis took into consideration important aspects to the National Health Promotion Policy of 2015 regarding the incentive of "corporal practices and physical activities, which includes promoting actions, counseling and dissemination of corporal practices and physical activities." Methodology: A method proposed by Bardin (2009) was used for data collection, classification and content analysis (textual and imagery). Ten public accounts of users were selected and data was collected over a period of 15 days, uninterrupted (from August 15 to 31, 2016). All posts by ten bloggers were archived and tabulated, quantified, classified and analyzed generating the following thematic categories: a) for images with the presence of body parts; b) regarding the selfie; c) for travel imagens and locations; d) the use of the video feature; e) the merchandising of food supplements and; f) regarding the presence or indication of health professionals. The results have shown that fitness bloggers post pictures with constant merchandising and advertising of products and services, including dietary supplements, travel scenes and physical exercise practices (indoor and outdoor). However, this exposure of content with healthy discourse reinforces the ideal of beauty present in the mass media, with the presence of defined and lean bodies. The association between defined body with healthy eating is evident, but there is also the association of body shape with the consumption of dietary supplements. Fitness bloggers have high posting frequency when compared to the overall average of users on the network and low presence of self-images. The productions of the photographs are professional, mostly with lighting control, studio and taken by photographers who accompany them. Conclusion: The research points to the need to use RSOs as mediating spaces for health promotion actions and interventions, especially regarding the consumption of content by fitness bloggers. Instagram is a promising tool for reaching the fitness public and addressing Health Promotion content and interventions. Automating the process of data collection and analysis of content generated by a greater number of users is a way to be taken to understand and infer about behavior of individuals in RSO.
Palavras-chave: Redes Sociais
Promoção da Saúde
Instagram
Exercício
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/963
Data do documento: 30-Dez-2017
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