EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/946
Tipo: Artigo
Título: CALAGEM INCORPORADA E SUPERFICIAL EM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO: EFEITOS NOS TEORES DE MICRONUTRIENTES DO SOLO
Autor(es): BESEN, Marcos Renan
GOES NETO, Antônio Feijo de
ZAMPAR, Éder Junior de Oliveira
MOREIRA, Lucas Simas de Oliveira
INOUE, Tadeu Takeyoshi
BATISTA, Marcelo Augusto
Abstract: A calagem altera propriedades químicas do solo proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento radicular das plantas, contudo doses elevadas podem interferir na disponibilidade de micronutrientes. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses de calcário e formas de aplicação sobre os teores dos micronutrientes B, Cu, Fe, Mn e Zn no solo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos ao acaso em quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se num fatorial 4 x 2, referentes a quatro doses de calcário: 0, 1,5, 2,9 e 5,5 Mg ha-1 e duas formas de aplicação: superficial e incorporada. A aplicação do calcário foi efetuada durante o outono de 2012, sendo a incorporação realizada por meio de arado de aiveca com profundidade efetiva de incorporação de 0,20 m, seguida por duas gradagens. Em outubro de 2014 foram realizadas amostragens por meio de trado de rosca na camada de 0,0-0,20 m. Os teores de B, Mn e Fe não foram alterados pelas doses de calcário e formas de aplicação. A medida que se aumentou a dose de calcário houve redução nos teores de Cu no solo independente da forma de aplicação. A calagem superficial reduziu de forma quadrática a disponibilidade de Zn, com ponto de mínimo na dose de 3,85 Mg ha-1 do corretivo. Os resultados obtidos, demonstram que aplicação superficial de calcário deve ser realizada de forma criteriosa, pois reduções na disponibilidade de micronutrientes como Zn e Cu são passíveis de ocorrer.
Palavras-chave: Disponibilidade
Cobre no solo
Saturação por bases
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/946
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
80306.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias452.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.