EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/935
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SOLO E DE PLANTA EM CULTIVO DE SOJA CULTIVADA SOBRE A PALHADA DO MILHO COM E SEM CONSÓRCIO COM BRAQUIÁRIA
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
PRADO, Jalyson Araujo do
AQUINO, Ana Carolina Benites
RINZO, Rubens Takeshi
TROVATO, Gustavo Henrique Chaves de Matos
KANEKO, Flávio Hiroshi
Abstract: A compactação do solo é apontada como um dos principais entraves à expansão e manutenção de áreas agrícolas conduzidas sob sistema plantio direto. O tráfego de maquinários agrícolas, cada vez maiores e mais pesadas, sob condições inadequadas de conteúdo de água do solo constitui a combinação ideal para o processo de compactação do solo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a compactação do solo em duas formas de manejo utilizando a avaliação visual da estrutura do solo e a densidade do solo e correlacionar os atributos de solo com dados coletados das plantas. Foi realizado um experimento com milho solteiro e milho consorciado com brachiaria, em blocos ao acaso com 10 repetições, em parcelas de 10 x 10 m. Após o cultivo de milho, foi cultivado soja e as avaliações foram realizadas após a cultura da soja. Foram determinadas: densidade do solo, análise visual da estrutura do solo, massa de 100 gráos e produtividade. Os resultados indicam que a utilização da braquiária em consórcio com o milho para produção de palhada, neste solo, em avaliação após a cultura da soja, não resultou em alteração dos atributos de planta e solo pelo cultivo da braquiária. A correlação, mostrou que não houve relação significativa entre atributos de solo e planta, indicando que pode ser necessário utilizar outros atributos para avaliar a qualidade deste solo.
Palavras-chave: análise visual da estrutura do solo
densidade do solo
produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/935
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79768.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias208.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.