EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/934
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO NO MUNICÍPIO DE GLICÉRIO-SP
Autor(es): WENNECK, Gustavo Soares
TELES, Marcelo Sá
SAATH, Reni
FRANÇOZO, Rômulo Versari
SILVA, Flávia Carvalho
Abstract: As propriedades físicas do solo tem influência direta entre o material de origem e as práticas de manejo utilizadas no mesmo. A adoção de práticas inadequadas de cultivo podem provocar a compactação do solo, prejudicando o desenvolvimento de raízes e por consequência interferindo negativamente na produção final. Os sistemas de cultivos atuam de forma direta na dinâmica do solo, com potencial de alterar as características do mesmo. Esse trabalho tem o objetivo de analisar a influência de diferentes culturas de cultivo nas propriedades físicas do solo. Para o estudo foram analisados a macroporosidade, microporosidade, porosidade total e densidade do solo em cultivos demilheto (Penisetum Americannum), girassol (Heliantus anus), feijão guandu (Cajanus cajan), crotalária (Crotalaria juncea)e mata nativa, na cidade de Glicério-SP. Foram realizadas coletadas amostras de solo em diferentes profundidades. Os resultados obtidos foram analisados através do teste de Tukey com significância de 5%. As diferentes culturas influíram diretamente nas propriedades físicas do solo, o que demonstra a relação entre as práticas agrícolas adotadas em cada cultura e sua própria influencia no sistema.
Palavras-chave: Manejo adequado
Sistema Plantio Direto
Rotação de culturas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/934
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79865.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias208.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.