01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9244
Tipo: Artigo
Título: Processo de desenvolvimento e verificação da qualidade do dedo triplo de ferro fundido para barra de corte de colheitadeira: um estudo de caso
Autor(es): PRADO, GABRIEL JOSÉ
Primeiro Orientador: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: SANTOS, Edgar Esteves dos
metadata.dc.contributor.referee3: MORO, Fernando
Resumo: O desenvolvimento de um produto consiste em um conjunto de processos que buscam atingir exigências de um mercado cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais qualidade e eficiência. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma peça componente da indústria de fundição, utilizada nas barras de máquinas agrícolas, comumente chamado de dedo triplo ou dedo de corte. A peça é utilizada para o corte de hastes das plantas. Para o desenvolvimento da mesma, será feito o uso da engenharia reversa, técnica muito utilizada e que tem por base o produto original. A análise realizada na peça original, definiu que o material a ser utilizado fosse o e ferro fundido nodular que segue a norma NBR 6916 e a classificação do material FE60003, que possui as características necessárias para aplicação desta peça. O objetivo é trazer um produto que não tenha uma rápida degradação e quebras devidas as circunstancias de uso da peça. Através das análises e testes realizados em laboratório, os resultados obtidos nas análises metalográficas, dureza Brinell e espectrometria ótica foram validados. Seguindo as exigências da norma do produto, os testes confirmaram que a estrutura metálica da mercadoria atenderá as condições exigidas. Como foi assertivo o experimento, o novo item, que fará parte do catálogo de uma fundição, será liberado para o início da produção em larga escala.
Abstract: The development of a product consists of a multiple process that must deal with requirements of a very competitive market, that requires quality and efficiency of products. This study aims to develop a tool that is part of the foundry industry, it is used in agricultural machinery to cut the stem of plants, this tool is known as “triple finger”. Reverse engineering was the method used to define that cast iron should be used, and it follows the norm NBR 6916 and the FE60003 classification, which are necessary to use this material. The objective is to make a product that does not have rapid degradation and undue breaks due while it’s operating. The results obtained at the lab were valid. Following the product requirements, the Brinell spectrometry testes confirmed that the metal structure of the product will meet the requirements. The new product will be part of a new foundry catalog, and it will be free to use for large scale production.
Palavras-chave: Ferro fundido
Máquinas agrícolas
Engenharia Reversa
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: PRADO, Gabriel José. Processo de desenvolvimento e verificação da qualidade do dedo triplo de ferro fundido para barra de corte de colheitadeira: um estudo de caso. 19f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9244
Data do documento: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNICESUMAR – Universidade de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Mecânica, sob a orientação do Prof. Fernando Pereira Calderaro886.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.