01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9238
Tipo: Artigo
Título: Aumento na eficiência energética de painéis fotovoltaicos por meio de uma lente plana-convexo
Autor(es): ANTONIO, Ricardo manzotti
Primeiro Orientador: ICHIBA, Claudio
metadata.dc.contributor.referee1: ICHIBA, Claudio
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee3: SLIPAC, Samuel
Resumo: Neste artigo será apresentado o desenvolvido inicial de uma lente plana-convexa para elevar a geração elétrica diária de painéis fotovoltaicos. Para tal, foram abordadas as condições de funcionamento dos módulos, as características de refração da luz, o comportamento e classificação da radiação solar. A lente foi dimensionada de modo que promova ângulos de refração previamente selecionados pela lei de Snell-Descartes com dimensões físicas similares aos de painéis comerciais. Por fim, sua comparação com soluções similares para retratar sua viabilidade.
Abstract: In this article will be presented the inicial development of a plan convex-lens to raise the electrical generation of photovoltaics panels. For such, modules operating conditions were addressed, as well as light refraction characteristics and the behavior and classification of solar radiation. The lens was scaled in a way that promotes refraction angles previously selected by the Snell-Descartes law with physics dimensions silimars to the comercial panels. Finally, its comparison to similar solutions to portray its viability.
Palavras-chave: Eficiência.
Energia Solar
Refração.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: ANTONIO, Ricardo manzotti. Aumento na eficiência energética de painéis fotovoltaicos por meio de uma lente plana-convexo. 26f. 2021. Unicesumar - Universidade Cesumar de Maringá, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9238
Data do documento: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNICESUMAR – Universidade de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Mecânica, sob a orientação do Prof. Claudio Ichiba.636.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.