EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/923
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ALELOPÁTICA DA CROTALÁRIA SOBRE PLANTAS INVASORAS
Autor(es): ZANCANI, Michael Krik
SILVA, Alvaro Alexandre da
OLIVEIRA, Jussara Ricardo de
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: O Brasil é um importante produtor agrícola sendo responsável por grande parte da produção mundial de soja e milho além de demais culturas que abastecem o território brasileiro ou são exportadas. O Brasil é ainda o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo e o uso exacerbado de herbicidas é responsável por severas agressões aos recursos naturais, além de seu uso indiscriminado favorecer o aparecimento de plantas invasoras mais resistentes aos atuais herbicidas em rotação no mercado. Nesse contexto, estudos sobre os efeitos alelopáticos de plantas e demais organismos, constitui uma ferramenta importante na descoberta de substituintes efetivos a esses produtos, visando assim, diminuir os impactos causados pela ação antrópica. O objetivo desse trabalho é realizar uma avaliação do potencial alelopático da crotalária em relação a três plantas invasoras que acometem a produção agrícola: picão-preto (Bidens pilosa), amemdoim-Bravo (Euphorbia heterophylla) e a buva (Conyza bonariensis). Os tratamentos consistirão em extrato aquoso de folhas de Crotalaria spectabilis em diferentes concentrações (0, 25, 50, 75 e 100%) e serão avaliados os efeitos sobre a germinação e o crescimento das plântulas das espécies invasoras. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições, as sementes serão distribuídas em gerbox e postas para germinar em câmara de incubação B.O.D. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre os tratamentos serão comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera-se que o extrato aquoso de crotalária reduza a germinação e o crescimento inicial das plantas invasoras.
Palavras-chave: Bidens pilosa
Conyza bonariensis
Euphorbia heterophylla
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/923
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
80256.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias182.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.