EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/922
Tipo: Artigo
Título: ASPIRAÇÃO FOLICULAR VIA TRANSVAGINAL EM ÉGUAS GUIADO POR ULTRASSOM: EFEITOS DA SINCRONIZAÇÃO DAS ONDAS FOLICULARES
Autor(es): KÇOKNER, Julia Dourado de Lima Strumer
BOTELHO, Ana Carolina Fanhani de Arruda
MORESKI, Danieli Aparecida Bóbbo
QUEIROZ, Fabio Marcelo de
ANDREAZZI, Márcia
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
Abstract: Devido à grande demanda que o setor da equinocultura apresenta, é necessário que as biotécnincas envolvidas na reprodução equina sejam aprimoradas a fim de aumentar a eficiência do ramo. Os equinos apresentam particularidades anatomo-fisiológicas, como a sazonalidade das éguas, sendo que estas têm fotoperíodo positivo, ou seja, têm maior amplitude do ciclo estral durante a primavera e verão. Estas singularidades representam os desafios dentro do setor de reprodução equina. Neste projeto, será realizado a aspiração folicular em seis (6) éguas, mestiças, com intuito de observar o procedimento e os fatores envolvidos, possibilitando, então, a análise e interpretação dos resultados obtidos. É esperado que os conhecimentos adquiridos possibilitem ajustes no procedimento e resultem em uma maior recuperação de oócitos após aspiração, aumentando, assim, a capacidade reprodutiva das éguas por ciclo estral.
Palavras-chave: Equinos
Oócitos
Reprodução
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/922
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79561.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias170.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.