EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/917
Tipo: Artigo
Título: AJUSTE E COMPARAÇÃO DE MODELOS DE CALIBRAÇÃO DE TDR, GERADOS EM CAMPO E EM LABORATÓRIO, UTILIZANDO SONDAS ARTESANAIS
Autor(es): SANTOS, Alex Elpidio dos
BORTOLUZZI, Daniela D'Orazio
NOVELLO, Thaís Letícia
HARA, Anderson Takashi
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
FOLEGATTI, Marcos Vinícius
Abstract: A técnica de TDR (Time Domain Reflectometry) vem sendo cada vez mais utilizada no processo de estimativa da umidade do solo. Entretanto, um dos maiores problemas é o custo do aparelho e das sondas empregadas no procedimento. Uma das alternativas para se reduzir os custos é a construção de sondas de forma artesanal. Contudo, a avaliação de sua qualidade carece de informações. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o funcionamento das sondas originais (SO) e sondas artesanais (SA), construídas com materiais de custo acessível, variando o solo utilizado na calibração, sendo um proveniente de uma área cultivada com milho (SC) e outra de área de mata estabelecida a mais de vinte anos (SM). Os resultados evidenciam que as sondas originais e artesanais não mostraram diferenças expressivas da curva de calibração para área SC, no entanto, para a calibração utilizando o SM, houve pequena mudança entre as curvas das SO e SA, com um maior viés de valores de umidade, considerando uma mesma medida de Ka. Ao comparar o SC com o SM, a curva de calibração é consideravelmente afetada, resultando em erros significativos no processo de inferência na obtenção da estimativa da umidade do solo.
Palavras-chave: Estimativa da Umidade do Solo
Modelos de Calibração
Sondas
TDR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/917
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79784.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias358.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.