EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/915
Tipo: Artigo
Título: ADUBOS VERDES: COMPOSTOS ALELOPÁTICOS COM INTERFERÊNCIA NEGATIVA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALFACE (Lactuca sativa L.)
Autor(es): JASKI, Jonas Marcelo
TELAXKA, Fábio Junior
SCHEFFER, Daniele Carla
LOPES, Naielen de Lara
BONOME, Lisandro Tomas da Silva
Abstract: A adubação verde proporciona inúmeras vantagens no cultivo de hortaliças, porém podem produzir compostos secundários que afetam a germinação e o crescimento de outras plantas. Nesse contexto, o trabalho teve por objetivo avaliar o efeito alelopático de aveia preta (Avena strigosa), amendoim-forrageiro (Arachis pintoi), feijão guandu (Cajanus cajan) e feijão de porco (Canavalia ensiformis) sobre a germinação e vigor de sementes de alface (Lactuca sativa). Para o experimento com as folhas frescas, os extratos foram triturados em liquidificador com água destilada, filtrados e imediatamente utilizados no experimento. Para o experimento com a matéria seca, as folhas foram secas em estufa, depois foram trituradas em liquidificador com água, levadas ao banho maria a 60ºC. Os Gerbox com papeis de germinação foram embebidos com os tratamentos na concentração de 20%. A testemunha foi água destilada. Foram distribuídas 50 sementes em cada Gerbox e acondicionados em BOD na temperatura de 20°C. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições para cada tratamento. Os dados obtidos foram submetidos a analise de variância e comparados através do teste de Tukey a 5% de significância. Todos os extratos apresentaram efeito alelopático sobre sementes de alface. Os extratos de folhas frescas de aveia preta, amendoim-forrageiro e o feijão de porco tiveram grande efeito alelopático sobre o IVG. Quando utilizado o extrato das folhas secas e aquecido, o amendoim forrageiro, o feijão guandu e o feijão de porco tiveram maior efeito sobre o IVG e sobre a porcentagem de plântulas normais na segunda avaliação.
Palavras-chave: Alelopatia
Germinação
Crescimento
Vigor de sementes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/915
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79911.pdfTipo de Apresentação: ORAL Eixo Temático: Ciências Agrárias213.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.