EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/912
Tipo: Artigo
Título: ADSORÇÃO DE GLIFOSATO EM ÓXIDOS DE FERRO E ESMECTITA
Autor(es): Canton, Leila Cristina
Cavalcante, Raphaela Mulato
Rossi, Neuzilene das Graças
Figueiredo, Rodolfo
Souza Junior, Ivan Granemann de
Costa, Antonio Carlos Saraiva da
Abstract: A fração argila do solo é responsável por conter a maior quantidade de óxidos de ferro e minerais de argila. Estes minerais por sua vez são responsáveis pela coloração, estruturação e agregação das partículas do solo, bem como atuam adsorvendo contaminantes presentes no solo. Um desses contaminantes é o glifosato, utilizado na agricultura atual em grande quantidade devido ao baixo custo e a eficiência no controle de ervas infestante. No solo o glifosato pode ser adsorvido ou mesmo degradado por microrganismos, tornando-se assim indisponível para absorção por plantas ou para lixiviação em profundidade no solo. O objetivo deste trabalho foi verificar a quantidade de glifosato adsorvido aos óxidos de ferro e no mineral de argila 2:1, possibilitando identificar quais são melhores retentores de glifosato no solo. Para este estudo foram utilizadas amostras de quatro óxidos de ferro sintéticos (hematita, goethita, maghemita e magnetita) e um mineral natural de argila 2:1 (esmectita). Foram pesadas 100 mg de amostras as quais receberam 1000 mg L-1 de uma solução de glifosato com pH ajustado a 5,5. Após agitação continua por uma hora e descanso por 23 horas essas amostras foram centrifugadas e o extrato sobrenadante foi utilizando para determinação do glifosato remanescente. Dos óxidos de ferro o mineral que apresentou maior quantidade de glifosato adsorvido foi a goethita. A esmectita apresentou a menor quantidade de glifosato adsorvido, evidenciando assim a preferência do glifosato pelos óxidos de ferro. A adsorção de glifosato é dependente do pH, ASE e CTC dos minerais.
Palavras-chave: mineral de argila 2:1
goethita
hematita
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/912
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
79480.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias244.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.