EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/910
Tipo: Artigo
Título: ACÚMULO DE FITOMASSA, Fe E Mn PELA CEBOLA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE UM CALCÁRIO E UM SUBPRODUTO DA MINERAÇÃO DA FORMAÇÃO IRATI
Autor(es): RODRIGUES, Marlon
VAHL, Ledemar Carlos
SILVEIRA, Carlos Augusto Posser
SALÉ, Mussa Mamudo
LOURENÇO, Yasmin dos Santos
THIEL, Mateus Wacholz
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de um calcário e um subproduto da mineração de calcário da Formação Irati na produção de fitomassa e acúmulo de Fe e Mn pela cebola. O estudo foi conduzido em casa de vegetação e utilizou-se um Planossolo Háplico eutrófico (SXe) e um Argissolo Amarelo eutrófico (PAe). Os tratamentos foram: testemunha, subproduto e calcário. Com base no pH SMP do solo e poder de neutralização dos insumos, foram utilizadas quantidade correspondentes desses para correção do solo até pH 6,0. A cultura escolhida na condução do experimento foi a cebola, que foi semeada em bandejas flutuantes com substrato e, após, transplantada para vasos contendo 10 dm³ de solo mantidos à umidade próxima da capacidade de campo. Nesse momento foram aplicados os insumos e fertilizantes NPK. A colheita da fitomassa da cebola (bulbo + folhas) foi realizada aos setenta e sete dias após o transplante. Após, foram determinados os teores de Fe e Mn assim como a produção da fitomassa. A aplicação do calcário e do subproduto elevou o pH do Planossolo e do Argissolo. A produção de fitomassa seca da cebola não foi influenciada pela aplicação dos insumos. Na classe Planossolo a aplicação do subproduto aumentou a absorção de Fe. Para Mn não houve diferença entre os insumos. O acúmulo de Mn pela cebola foi maior na classe Planossolo.
Palavras-chave: Subproduto
Calcário
Cebola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/910
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
80020.pdfTipo de Apresentação: PAINEL Eixo Temático: Ciências Agrárias198.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.