01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8960
Tipo: Dissertação
Título: Compartilhamento do conhecimento na repatriação de estudantes de Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná
Autor(es): LEAL, Noiriel Ignácio Santos
Primeiro Orientador: MACHADO, Hilka Pelizza Vier
Segundo Orientador: TENÓRIO JUNIOR, Nelson
Resumo: Esta pesquisa aborda o compartilhamento do conhecimento em experiências de expatriação. A pesquisa tem como objetivo verificar se estudantes de ensino superior de instituições do Estado do Paraná que tiveram experiência em intercâmbio internacional, compartilharam o conhecimento obtido quando repatriados, quais foram os conhecimentos obtidos e quais formas de compartilhamento ocorreram. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo, uma survey, com aplicação de um questionário estruturado com 42 questões junto a 176 alunos, sendo 104 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, 12 do Rotary e 60 do Ciência sem Fronteiras. Foram respondentes 52 alunos. Os resultados mostraram que o compartilhamento do conhecimento adquirido no exterior ocorre, porém, de maneira mais informal do que formal, pois as oportunidades são possibilitadas mais pelos amigos do que pelas instituições. Não foi observada relação do país e os conhecimentos adquiridos. Com relação à área de estudo, a área de Exatas apresentou maior número de participantes em intercâmbios internacionais e melhor desempenho; além de apresentar uma relação entre país de realização do intercâmbio e área de estudo. A pesquisa evidencia a necessidade de IES formularem estratégias para possibilitar o compartilhamento do conhecimento adquirido no exterior, gerando diversidade nas formas de compartilhamento e melhor divulgação dessas ações, para que o conhecimento seja socializado e aproveitado, não somente pelos alunos que foram, mas inclusive para os que não tiveram essa oportunidade. Para os estudo sobre repatriação e expatriação a pesquisa apresenta uma contribuição relevante, ao abordar um tema cada vez mais crescente, que é o do intercâmbio estudantil.
Palavras-chave: Intercâmbio
Expatriação
Repatriação
Conhecimento
Compartilhamento
CNPq: INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8960
Data do documento: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL.pdfDissertação960.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.