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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8935
Tipo: | Dissertação |
Título: | Taxonomia para sistematizar o conhecimento em uma organização escolar |
Autor(es): | STROZZI , Cristiane Resquiti Paulino |
Primeiro Orientador: | SARTORI, Rejane |
Segundo Orientador: | FORNO, Letícia Fleig Dal |
Resumo: | Um dos problemas enfrentados pelas organizações é a dificuldade em recuperar e acessar as informações relevantes de uma maneira rápida e eficiente. Nesse contexto a taxonomia torna-se um mecanismo estratégico para negócios baseados em informações e conhecimento. Trata-se de uma ferramenta da Gestão do Conhecimento que atua diretamente no processo de recuperação e organização da informação, auxiliando na sistematização e identificação dos processos e nas rotinas das organizações. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é propor a sistematização das informações contidas no Projeto Político Pedagógico de uma organização escolar por meio de uma taxonomia, com vistas a propiciar a classificação e a recuperação do conhecimento, melhorando assim Gestão Escolar. Em termos metodológicos classifica-se como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, configura-se como uma pesquisa documental e estudo de campo. A coleta de dados foi realizada em uma escola de ensino fundamental, localizada no Estado do Paraná, e para tanto se empregou análise documental e observação participante, que contou com o apoio de um protocolo observacional e registro em um diário de campo. Os resultados revelam que a escola objeto de estudo se reconhece como uma instituição com Gestão Democrática, contudo, a construção e reestruturação do PPP não contam com a participação de toda a comunidade escolar. Ademais, o PPP não é um documento frequentemente consultado pelos professores e coordenadores da escola, o que ocorre apenas em momentos específicos de planejamento das atividades. Por fim, apresenta-se a taxonomia do PPP, propiciando um rápido entendimento dos principais assuntos contidos nesse documento, que é considerado essencial para nortear as questões administrativas e pedagógicas da organização. |
Palavras-chave: | Taxonomia Gestão do conhecimento Gestão escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
metadata.dc.publisher.program: | Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8935 |
Data do documento: | 1-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
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