01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8934
Tipo: Dissertação
Título: Plataforma experimental para o diagnóstico do grau de utilização das práticas e ferramentas de gestão do conhecimento nas pequenas e médias organizações
Autor(es): FERRAZ , Célio Egidio
Primeiro Orientador: BORTOLOZZI, Flávio
Segundo Orientador: TATTO, Luiz
Resumo: O propósito deste trabalho é a validação de uma plataforma experimental para o diagnóstico do grau de utilização das práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento (GC) nas pequenas e médias empresas. Esteves (2017) fez uma revisão na literatura e verificou a existência de um número limitado de referências sobre metodologias de diagnóstico do grau de utilização de GC nas organizações. Ele detectou uma quantidade menor ainda de estudos que colaboram para o desenvolvimento de plataformas digitais que façam esse tipo diagnóstico, já que, na visão do autor, a maneira mais eficiente de se fazer um diagnóstico na atualidade é através de plataformas online. Com base no resultado deste estudo, decidiuse desenvolver uma plataforma digital experimental para diagnosticar o grau de utilização das práticas e ferramentas da GC, visando reconhecer as três dimensões da GC que são as pessoas, os processos e a tecnologia. Importante ressaltar que modelos de maturidade são um conjunto de critérios que foram arquitetados para mensurar a capacitação, a competência e outras capacidades dos profissionais de uma certa dimensão (DE BRUIN et al., 2005). A coleta de dados se deu através de questionário online, enviado a 10 instituições de ensino fundamental e médio. As estruturas foram analisadas quanto ao uso e a compreensão do termo conhecimento, como também quanto aos termos utilizados para descrever as atividades do processo de conhecimento e os fatores que influenciam o sucesso da GC. O resultado dessa pesquisa demonstrou que, apesar da ampla gama de termos usados nas estruturas de GC, existe um consenso subjacente em relação às categorias básicas utilizadas para descrever as atividades de GC e os fatores críticos de sucesso da GC. A análise dos resultados encontrados permitiu afirmar que, em relação ao Grau de Utilização da GC em sete escolas pertencentes a uma rede educacional, estes ficaram muito semelhantes, em virtude de possuírem uma mesma mantenedora e que a maioria dos investimentos é efetuada de forma coletiva. O Grau de Utilização das escolas da rede alcançou o resultado de 34%. Fazendo um levantamento entre as dez escolas pesquisadas, o resultado do Grau de Utilização encontrado é de 35%. Esta pesquisa permitiu certificar a grande contribuição que a plataforma dará a empresas de pequeno e médio porte na Gestão do Conhecimento, bem como a identificação de pontos positivos e negativos apresentados nas instituições pesquisadas e quais pontos devem ser aprimorados na plataforma para melhor atender às necessidades das empresas interessadas.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Diagnóstico da Gestão do Conhecimento
Grau de utilização
Pequenas e médias empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8934
Data do documento: 13-Fev-2020
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÉLIO EGIDIO FERRAZ.pdfDissertação1.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.