01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC NUTRIÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/840
Tipo: Artigo
Título: Avaliação da adesão ao tratamento nutricional dos pacientes com excesso de peso e obesidade atendidos em uma clínica escola de nutrição em Maringá - PR
Autor(es): MIZOTA, Ana Carolina
Primeiro Orientador: BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar a adesão ao tratamento nutricional de pacientes com excesso de peso e obesidade. O estudo foi de natureza quantitativa, transversal, com coleta de dados secundários. Foram coletados dados de pacientes, de ambos os sexos, com idade ≥ 20 e < 60 anos, frequentadores da clínica de nutrição do Centro Universitário de Maringá/PR. A adesão dos pacientes ao tratamento nutricional foi determinada pelos números de retornos e da perda de peso. O excesso de peso e obesidade foi determinado pelo índice de massa corporal (IMC). Foram colhidos dados de 236 pacientes com excesso de peso e obesidade, sendo 60 (25,4%) do sexo masculino e 176 (74,6%) do sexo feminino. A média de idade foi 39 anos. A maioria, 58,89% não aderiu ao tratamento, sendo 23,02% do sexo masculino e 76,98% feminino.
Palavras-chave: Obesidade
Pacientes
Adesão
Tratamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/840
Data do documento: 21-Nov-2018
Aparece nas coleções:NUTRIÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC).pdfPDF493.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.