01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/819
Tipo: Artigo
Título: Comparação entre o método convencional (GNSS) e o método da aerofotogrametria com vant para o georreferenciamento de imóveis rurais
Autor(es): SILVA, Danilo Ricardo da
Primeiro Orientador: CAMOLEZI, Bruno Aurélio
Abstract: RESUMO A fim de alcançar melhores resultados nos trabalhos de georreferenciamento de imóveis rurais, o uso de novas tecnologias é indispensável. Neste cenário, está sendo implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a aerofotogrametria a partir de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para a realização dos trabalhos a campo de levantamento de imóveis rurais. Usualmente, o método mais utilizado para realização dos serviços é o GNSS, com uso de receptores de alta precisão, sendo um método que atende as normas estipuladas pelo INCRA. Contudo, esse método além de ter custo alto, devido a equipamentos e tempo de realização, dificulta a conclusão dos serviços em área de difícil acesso nas propriedades rurais, por exemplo limites naturais, como corpos ou cursos d’água onde o acesso de pessoas é muitas vezes impossível, gerando erros no levantamento do imóvel, pela falta de detalhamento. Por isso a aerofotogrametria vem ganhando espaço nos trabalhos, em função de apresentar um custo menor dos equipamentos, menor tempo de levantamento, maior os números de informações obtidas. Sendo assim, a aerofotogrametria pode atender as normas de levantamento do INCRA, podendo ser utilizada em trabalhos de georreferenciamento de imóveis rurais. Diante do exposto, a pesquisa estabeleceu comparações entre o método convencional e o da aerofotogrametria, verificando informações sobre custos operacionais, precisões posicionais e atendimento à norma técnica vigente. Com os resultados, verificou-se que os dois métodos atenderam as normativas, com uma série de vantagens para o método por VANT.
Palavras-chave: Aerofotogrametria
INCRA
VANT
Imóveis Rurais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/819
Data do documento: 8-Nov-2018
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso TCC.pdfPDF1.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.