01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7864
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autista na universidade: Inclusão e responsabilidade
Autor(es): PADOVAN, Viviane Aparecida de Carvalho
Primeiro Orientador: OROSCO, Fernando Accorsi
metadata.dc.contributor.referee1: OROSCO, Fernando Accorsi
metadata.dc.contributor.referee2: BIDO, Graciene de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: NETTO, Luciana Ferreira
Resumo: O trabalho “Autista na Universidade: Inclusão e Responsabilidade”, tem por objetivo um estudo sobre o Autismo e a forma de atendimento do aluno autista nas Universidades. Com o aumento significante de alunos autistas vindo às escolas, nota-se uma preocupação a mais no futuro dos mesmos. O trabalho apresenta como método, um breve estudo sobre o diagnóstico do autismo, a parte cognitiva, a inclusão e a inserção do aluno e o atendimento desse aluno na universidade. Para trabalhar as hipóteses, investiga-se a necessidade de práticas pedagógicas e atendimentos individuais eficazes para o aluno. Nessa perspectiva de estudo, mostra a necessidade do estudante portador de autismo da universidade, ser acompanhado conforme suas dificuldades, com profissionais preparados e habilitados para a demanda. Enfoca-se o preparo de alguns profissionais da educação para a formação do aluno autista em todos os aspectos, inclusive para que não se sinta excluído perante os demais alunos. Como resultado, tem-se um levantamento de dados de aluno autista que estudou em universidade, levando em conta o atendimento na entidade, aprendizagem cognitiva, inclusão e exclusão, bem como profissionais habilitados. Como conclusão, apresenta os resultados de uma conversa com esse aluno.
Abstract: The article "Autistic at the University: Inclusion and Responsibility", aims at a study on Autism and the way of attending the autistic student at Universities. With the significant increase in autistic students coming to schools, there is an additional concern in their future. The work presents as a method, a brief study on the diagnosis of autism, the cognitive part, the inclusion and insertion of the student and the attendance of that student at the university. In order to work the hypotheses, the need for pedagogical practices and effective individual assistance for the student is investigated. In this perspective of study, it shows the need for students with autism at the university, to be accompanied according to their difficulties, with professionals prepared and qualified for the demand. It focuses on the preparation of some education professionals for the training of autistic students in all aspects, including so that they do not feel excluded from other students. As a result, there is a data survey of an autistic student who studied at a university, taking into account service at the organization, cognitive learning, inclusion and exclusion, as well as qualified professionals. In conclusion, it presents the results of a conversation with this student.
Palavras-chave: Autismo
Aprendizagem
Inclusão
Responsabilidade
Universidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: PADOVAN, Viviane Aparecida de Carvalho. Autista na universidade: Inclusão e responsabilidade. 27f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7864
Data do documento: 18-Fev-2021
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf294.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.