EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856
Tipo: Artigo
Título: GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
Autor(es): LUGLI, Viviane Cristina Poletto
Resumo: Alguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Gêneros
Ensino
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viviane_cristina_poletto_lugli.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.