EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7824
Tipo: Artigo
Título: IMPORTÂNCIA E METODOLOGIA DE AÇÃO PARA UM PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Autor(es): STEFANELLO, Talitha Fernandes
DEMEU, Lara Maria Kalempa
PEREIRA, Monique Ataíde Ogeda
ROSOSEM, Patrícia Simão
RIBEIRO, Vanessa
Resumo: O PPRA(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um programa regulamentado pela NR-9 do Ministério do Trabalho, que visa a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e dos empregadores no ambiente de trabalho, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos (físicos, químicos ou biológicos) que possam vir a ocorrer no ambiente. Em vista da pouca difusão do tema, de suas raras aplicações, provavelmente causadas pela informação insuficiente ou até mesmo inexistente nas empresas e na comunidade em geral, atingindo mesmo os centros acadêmicos, este trabalho tem por objetivo informar, buscando conscientizar da importância e dos benefícios de se evitar acidentes no ambiente de trabalho, aumentando assim os índices de aplicação do programa, uma vez que este deveria ser obrigatoriamente aplicado, independentemente do número de empegados, como o descrito na NR-9, a qual regulamenta a metodologia de todo o programa. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e consultas a endereços eletrônicos credenciados, contendo além de sua importância e seus benefícios, a metodologia de ação para a implantação do programa, com a descrição de suas etapas. Ao realizá-lo, pudemos evidenciar as inúmeras negligências e a falta de fiscalização existentes neste setor. Após a pesquisa bibliográfica, este trabalho foi exposto em um seminário de Biossegurança realizado no CESUMAR disponibilizado para os alunos de Biomedicina, chamando a atenção para as inúmeras atitudes que precisam ser tomadas, para deixarmos de remediar e passarmos a prevenir. Pretendemos dar continuidade a sua divulgação, abrangendo um maior número de pessoas e observando sua repercussão.
Palavras-chave: Saúde
Trabalhadores
Riscos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7824
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talitha_Fernandes_Stefanello.pdf11.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.