01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7822
Tipo: Artigo
Título: Avaliação do impacto de site didático sobre o aprendizado em anatomia humana em estudantes de medicina
Autor(es): TECILLA, Talyta Thibes
VAROLO, Marcela Rodrigues
Primeiro Orientador: MARTINS, Heber Amilcar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Simone Martins
metadata.dc.contributor.referee1: MARTINS, Heber Amilcar
metadata.dc.contributor.referee2: GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato
Resumo: Introdução: Frente a evolução da tecnologia em vários setores, aliar ferramentas digitais a serviço da educação é uma necessidade imprescindível. Tais ferramentas podem contribuir para minimizar dificuldade ao acesso a peças anatômicas naturais e sintéticas, que culminam em prejuízo ao processo de aprendizagem. Objetivo: Avaliar o impacto de website didático sobre o aprendizado de anatomia humana do sistema genital feminino em estudantes de medicina. Método: Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo e qualitativo através da aplicação de um instrumento de pesquisa. Resultados: Do total de entrevistados, 83,1% fizeram uso do website didático. Desses, 100% afirmaram haver contribuição do website para o aprendizado de anatomia. A maior parte dos alunos utilizaram outros métodos de estudo concomitantemente. Foram encontradas mais vantagens em comparação a desvantagens no uso do website pelos estudantes. Discussão: O amplo uso da ferramenta pelos entrevistados reflete a atual fluência digital. Além disso, esse método de estudo possibilitou maior aprendizado em anatomia humana. O uso de outros métodos de estudo reforça a importância de aliar estratégias de ensino que se valem destas ferramentas como complemento ao ensino tradicional. Conclusão: Há uma tendência ao uso de ferramentas digitais que comprova a necessidade de incluir essa propensão ao ambiente de estudo, devendo esses serem complementares a educação convencional. Além disso, demonstra-se que meios digitais possuem impacto positivo sobre o processo de aprendizagem e possibilita que o estudante seja personagem principal na busca por seu conhecimento.
Abstract: Introduction: In view of the evolution of technology in various sectors, combining digital tools in the service of education is an essential need. Such tools can contribute to minimize difficulty in accessing natural and synthetic anatomical parts, which end up in impairing the learning process. Objective: To evaluate the impact of a didactic website on the learning of human anatomy of the female genital system in medical students. Method: This is a crosssectional study of quantitative and qualitative character through the application of a research instrument. Results: Of the total respondents, 83.1% used the didactic website. Of these, 100% said that the website contributed to anatomy learning. Most students used other methods of study concurrently. More advantages were found compared to disadvantages in the use of the website by students. Discussion: The wide use of the tool by the interviewees reflects the current digital fluency. In addition, this study method enabled greater learning in human anatomy. The use of other study methods reinforces the importance of combining teaching strategies that use these tools as a complement to traditional teaching. Conclusion: There is a tendency to use digital tools that proves the need to include this propensity to the study environment, which should be complementary to conventional education. In addition, it is demonstrated that digital media have a positive impact on the learning process and allows the student to be the main character in the search for his knowledge.
Palavras-chave: Anatomia
Histologia
Educação Médica
Tecnologia da Informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: TECILLA, Talyta Thibes; VAROLO, Marcela Rodrigues. Avaliação do impacto de site didático sobre o aprendizado em anatomia humana em estudantes de medicina. 19f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7822
Data do documento: 18-Fev-2021
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TECILLA, Talyta Thibes; VAROLO, Marcela Rodrigues.pdfArtigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da Universidade Cesumar – UniCesumar como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Medicina, sob a orientação do Prof. Dr. Heber Amilcar Martins e co-orientação da Profª. Drª. Simone Martins Oliveira. MARINGÁ – PR 2020450.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.