EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7818
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE ENSINO DE LINGUA MATERNA
Autor(es): OLIVEIRA, Sueli Aparecida de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de ensino de língua portuguesa para alunos de uma 2a. série do Ensino Médio de uma Escola Pública. O Estágio supervisionado é uma exigência do Cesumar para que o acadêmico de Letras conclua satisfatoriamente o curso. Os objetivos do estágio são colocar o aluno dentro da realidade da profissão de educador, prepará-lo e qualificá-lo para o mercado de trabalho. Na realização do estágio serviram de apoio os "Parâmetros Curriculares Nacionais" , entre outras bibliografias consultadas. Foram cumpridas 12 horas de observação e 8 horas de regência. O conteúdo aplicado foi distribuído da seguinte forma: 4 aulas de Literatura, onde foi trabalhado o Realismo, em forma de teoria, análises da música “Retrato de um playboy” de Gabriel o pensador e do conto “Missa do Galo” de Machado de Assis; 1 aula de Produção textual, tendo como objetivo a elaboração de uma dissertação com o tema “a diferença de idade nos relacionamentos amorosos; 2 aulas de Gramática, abrangendo os Pronomes, onde após uma explanação teórica e trabalhando exemplos, foram passados aos alunos uma bateria de exercícios; 1 aula para Avaliação escrita sobre os conteúdos de Gramática e Literatura. Notou-se que a aula mais interessante para os alunos, e que obteve-se um retorno mais satisfatório, foi a de análise do conto, onde trabalharam em equipe e no final da aula, um de cada grupo reportou à turma a parte trabalhada. Quanto à Avaliação escrita, constatou-se que apenas alguns alunos consultaram o material que lhes fora entregue para estudo, portanto, o resultado da Avaliação não foi o esperado. A partir do estágio pode-se constatar também a realidade em que se encontra a Escola Pública no ensino da língua materna. Aparentemente os professores não seguem os “PCN’s, e mesmo sem admití-lo, continuam ministrando aulas tradicionais, que não despertam o interesse do aluno, não o motiva e não liberta sua imaginação. A maioria dos alunos tem grande dificuldade de concentração e consequentemente de aprendizagem.
Palavras-chave: Proposta
Ensino
Lingua
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7818
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sueli_Aparecida_de_Oliveira.pdf11.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.