EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7810
Tipo: Artigo
Título: GESTANTES X INFORMAÇÃO
Autor(es): TOKIKAWA, Soraya Sayuri
TUAN, Alessandra
VALIAS, Juliana de Souza Junqueira
LOSANO, Renata
GALVANIN, Natália Fernanda
Resumo: Este Projeto é resultado de um Programa de Participação Social, desenvolvido nas disciplinas de Estágio Básico em Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR, no ano de 2004, em parceria com o Roupeiro Santa Rita de Cássia, uma Organização Não Governamental, de Maringá, Paraná. O projeto teve como objetivo central promover a comunicação e a interação entre adolescentes grávidas que frequentavam o roupeiro através de discussões sobre temáticas como Aids, DST’s, depressão pós-parto. Estas temáticas foram solicitadas pelas próprias gestantes durante o processo de inserção e integração das estagiárias ao grupo de gestantes. Foram dois meses de observações participantes, que aconteciam semanalmente. Este trabalho tem como bases metodológicas a pesquisa-ação e fundamentos teóricos da Psicologia Social Comunitária. A fase de desenvolvimento do projeto deve duração de três meses com reuniões semanais. Participavam dos encontros aproximadamente vinte gestantes. Os recursos utilizados foram mini-palestras e conversações, com apoio de cartazes, folders, painéis, e materiais de esclarecimento acerca das DST’s. Como resultados imediatos constatou-se que as gestantes não manifestavam preocupações concretas com doenças sexualmente transmissíveis, como gravidez indesejada, Aids, temas levantados por elas mesmas. Não aconteceu interação entre as gestantes conforme previsto anteriormente no projeto, elas não manifestarão interesse em partilhar experiência, discutir sobre a preocupação mais imediata era receber o enxoval para o bebe (oferecido pelo roupeiro).
Palavras-chave: Gestantes
Informação
Gravidez
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7810
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Soraya_Sayuri_Tokikawa.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.